A LEI ESTÁ DIVIDIDA EM DUAS ? - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A LEI ESTÁ DIVIDIDA EM DUAS ?

Os adventistas alegam que a lei se divide em duas: moral e cerimonial. Fazem isto para salvar a guarda do sábado que dizem fazer parte dos mandamentos morais. Tais pessoas usam de todos os meios para conseguirem impor suas idéias, até mesmo citar autoridades protestantes fora do contexto. Mas vejamos se a Lei está dividida em duas, uma moral (os Dez Mandamentos) e a outra cerimonial (o livro da Lei). A primeira, dizem, “não foi cravada na cruz”, enquanto a segunda confessam, “foi totalmente abrogada”.

A divisão que fazem é a seguinte, conforme consta no livro “Estudos Bíblicos”.

LEI MORAL

Foi proferida por Deus
Foi escrita pelo dedo Deus em tábuas de pedra
Foi colocada dentro da arca
Deverá permanecer firme para sempre
Não foi destruída por Cristo

Devia ser engrandecida por Cristo

LEI CERIMONIAL

Foi ditada por Moisés
Foi escrita por Moisés num livro
Nenhuma coisa aperfeiçoou
Foi posta ao lado da arca
Foi cravada na cruz
Foi ab-rogada por Cristo
Foi tirada por Cristo


É bom saber que esta divisão não se encontra em nenhum lugar na Bíblia, verdade é que muitos teólogos protestantes fazem por mera conveniência a distinção entre princípios morais e cerimoniais, mas não que exista duas leis opostas como aparece na teologia adventista. Isso é tão verdade que os próprios adventistas precisou admitir que esta divisão é artificial, observe:

”Seria útil classificarmos as leis do Velho Testamento em várias categorias: 1) Moral; 2) Cerimonial; 3) Civil; 4) Estatutos e juízos; 5) Leis de Saúde. Esta classificação é em parte artificial.” (Lição da escola Sabatina, p.18 de 08/01/1980).

O fato, e isto é incontestável, é que os judeus nunca dividiram a lei como fazem os adventistas.

A LEI PARA O JUDEU

A lei para o judeu era considerada “Una”. Não há de se supor que dentro da teologia judaica havia separação entre lei moral e cerimonial. A única diferença que faziam era quanto “a lei escrita” (Torah) e “a lei oral” (Halakoth) e mesmo assim essa nuança era muito tímida. Até mesmo Flávio “Josefo parece estar bem próximo da concepção rabínica da Tora total: como a lei escrita, a Tradição também vem de Moises e, portanto de Deus” (Flavio Josefo Uma Testemunha do Tempo dos Apóstolos pág. 38, Contra Apião II). Veja que até mesmo a “Tradição” na concepção judaica, era considerada como parte da lei dada por Deus quanto mais as leis do livro.

Diz certa obra que, "O Talmude, a propósito de um ponto em discussão, lembra: 'A lei mandava recitar todos os dias os dez mandamentos. Por que não os recitam mais, hoje? Por causa das malediscências dos minim; para que estes não possam dizer: ‘Estes somente foram dados a Moisés, no Sinal' (Talmud Jer. Berakot 1 ,3c).Segundo estes minim (os “dissidentes”: talvez os judeu-helenistas ou os judeu-cristãos, ou ainda uma seita gnóstica?), Deus só pronunciou os dez mandamentos (Dt 5,22); as outras leis são atribuídas a Moisés. A recitação diária do decálogo, na oração comunitária, favorecia indiretamente esta idéia de que provocava certo desprezo pelas outras leis. A fim de evitar este mal-estar,o judaísmo ortodoxo — talvez nos círculos de Iabne, no fim do século 1 d.C. —suprimiu do serviço sinagogal cotidiano a recitação do decálogo." (O Decálogo- F.G.Lopez)

Veja que este incidente é mais uma confirmação de que os próprios judeus não admitiam que apenas parte da lei fosse dada por Deus e o resto por Moisés como querem fazer acreditar, com muita dificuldade, os nossos amigos adventistas.

Demais disso, o NT não fala em nenhum lugar quais partes da lei eram consideradas rituais e quais eram morais. Quando o moço judeu indagou, "Mestre, qual é o grande mandamento na lei?" (Mateus 22.36), Jesus não perguntou, QUAL LEI? A moral ou a cerimonial? Isso mostra que para o judeu a lei era uma só, não duas. A Bíblia também diz que “a lei foi dada por meio de Moisés...” não distinguindo entre moral e cerimonial (João 1.17).

Os adventistas sabem muito bem disso, pois chegaram a confessar o seguinte: “Note que ‘A Lei de Moisés’(Atos 15.5 nas Escrituras, refere-se a todas as leis dadas por meio de Moisés - cerimonial, moral e civil.... A Lei de Moisés (Hb 10.28) incluía os dez mandamentos. (Revista da Escola Sabatina, abril-junho 1990, p. 11-CPB)

O Concílio de Jerusalém tratou da lei como um corpo completo e não apenas parte dela. Maimônides, teólogo judeu-espanhol do século XII, resumiu a fé judaica em 13 artigos, que foram incorporados aos livros de oração, um deles diz respeito à lei: “(8) Creio firmemente que a Lei que possuímos agora é a mesma que foi dada a Moisés; (9) Creio firmemente que essa Lei não será modificada, e que não haverá outra Lei (ou dispensa dela) dada pelo Criador, abençoado Seu Nome” (Encyclopedia Britannica).

O grande problema com que se deparam os ASD, quando pretendem a guardar a lei de Deus, é que a lei não implica só em guardar os dez mandamentos. A lei é um todo e abrange os cinco livros de Moisés ou o Pentateuco com 613 mandamentos, como lemos em Gl 3.10, “Todos aqueles, pois que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las”.O texto em apreço não afirma que é maldito quem não guardar os dez mandamentos, mas que é maldito quem não guardar tudo o que está escrito no livro da lei. Isso se tornou uma impossibilidade, E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus... (Gl 3.11). Dada a impossibilidade de se guardar todos os 613 mandamentos, a Bíblia declara que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo e que depois que a fé veio já não estamos mais debaixo do aio (ou da lei). Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados pela fé. Mas, tendo vindo à fé, já não permanecemos subordinados ao aio.”(Gl 3.23-25).
Repedimos: dada essa impossibilidade de guardarem os 613 mandamentos, contidos no Pentateuco (os cinco livros da Lei), dividiram os ASD a lei de Deus em duas leis: Lei Moral e Lei Cerimonial. Ensinam que uma parte da lei foi abolida na cruz – a Lei Cerimonial. Mas, a outra parte da Lei, a Lei Moral, restrita aos dez mandamentos, essa está em vigor.

A expressão “Foi cravada na cruz” é tirada de Cl 2.14-17 e no v. 16 está explícito, e sem contestação, que se incluía nessa lei cravada na cruz o sábado semanal. Com isso os próprios adventistas reconhecem que o sábado semanal foi cravado na cruz.

Ora se a Lei de Moisés refere-se a todas as leis dadas por Moisés incluindo os 10 mandamentos como sustentar biblicamente essa divisão da mesma lei em Lei Moral e Lei Cerimonial como se fossem duas leis distintas?

A expressão Lei de Deus e Lei de Moisés é expressões sinônimas e não se trata de Leis distintas como afirmam os Adventistas do Sétimo Dia. Em Is 33.2 se lê de ‘um só Legislador “e assim tanto os dez mandamentos como os livros de Moisés foram dados por um só Legislador – Deus, por meio de Moisés. É’ de Deus por foi dado por Ele e é de Moisés por foi dada por intermédio de Moisés”.

O EMPREGO DA PALAVRA LEI NAS ESCRITURAS

A palavra “Lei” aparece 220 vezes só no VT este substantivo geralmente se refere a Tora e denota “lei, direção, instrução”. Ao todo aparece mais de 400 vezes na Bíblia. Nenhuma dessas vezes em que a aparece o termo lei vem especificado ou dividido entre duas leis opostas.

1. Basta ler Ne 8.1,3, 8, 14,18 onde a mesma Lei é chamada de Lei de Deus e Lei de Moisés, indistintamente.

(Ne 8.1)...e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés

(v. 3) “... todo o povo estavam atentos ao livro da lei.”

(v. 8) “E leram no livro, na lei de Deus...”.(v.14) “E acharam escrito na lei que o SENHOR ordenara, pelo ministério de Moisés

2. Em Gl 3.10 lemos: “Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei para fazê-las”.Esse texto é uma citação de Dt 27.26. Lendo esse capítulo a partir do v. 15 vamos encontrar preceitos morais dentro da lei cerimonial assim denominada pelos adventistas.
“Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo responderá, e dirá: Amem”.(v. 15)
Seria este um preceito cerimonial por ter sido escrito por Moisés, num livro que foi posto ao lado da arca e não dentro da arca?

3. Lendo Mc 7.10 que declara: “Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe” Esse mandamento está incluído nos dez mandamentos, pois é citado em Ex 20.12. Um preceito cerimonial considerando que foi Moisés que o disse, mas que faz parte da lei moral dos adventistas, pois se trata do 5º mandamento do decálogo;

4. Lendo Jo 7.19 que declara: “Não vos deu Moisés a lei? E nenhum de vós observa a lei. Por que procurais matar-me?” Onde a lei proíbe matar? Encontramos esse mandamento dentro dos dez mandamentos – o sexto mandamento em Ex 20.13. Como foi Moisés que disse, deveria tratar-se de um preceito cerimonial. Entretanto, está dentro da lei moral dos adventistas.

5. Jesus ensinou em Mt 22.37-39 que os dois maiores mandamentos são: amar a Deus e amar ao próximo.

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.”(Mt 22.37) Esse mandamento é encontrado em Dt 6.5, como se lê: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças”.
E o segundo, semelhante a este, é: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mt 22.39) Este mandamento se encontra em. Levíticos 19.18,:” Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo: mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.”“.

Ambos fazem parte do livro da Lei de Moisés colocado ao lado da Arca. ““ Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti. “(Dt 31.26). Esses dois mandamentos acham-se em Dt 6.5 e Lv 19.18.

(DT 6:5) "Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças."
(LV 19:18) "Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR."

O PENTATEUCO

O Livro da Lei continha os cinco primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco”.
Admitimos que se os Adventistas do Sétimo Dia estivessem certos na sua interpretação estaríamos desobrigados de amar a Deus sobre todas as coisas e de amar o próximo como a nós mesmos. pois esses dois mandamentos estavam dentro da Lei Cerimonial dos adventistas.

6 comentários:

Nuno disse...

Atos 15.1-29 Distinção feitas por vários Apóstolos a dois tipos de Leis:

Em Actos 15:1-27 fala de uma discussão em que vários apóstolos intervêm para explicar o que é lícito ou não para as pessoas. Nesta passagem existe referência a rituais "circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés" (Actos 15:1,5).
Somente em Actos 15:28 e 29 os apóstolos apresentam a conclusão:

(At 15:28)
Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias:
(At 15:29)
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá.

No primeiro versículo (At 15:28) apresenta a opinião não só dos Apóstolos bem como do Espírito Santo. No segundo versículo eles fazem alusão ao Decálogo. Embora não apresentem todos os versículos, referem dois:

- Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos; (Êxodo 20:3)
- e da prostituição (1 Tes. 4:3,7)(Apocalipse 14:2)


Hebreus 10:28

"Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas;"

- Este versículo não faz alusão ao dez mandamentos ver aqui: (Nm 35:30; Dt 17:6; Dt 19:15; Mt 18:16; 2Co 13:1; Jo 8:17) O autor apresenta esta mensagem a quem já a conhecia do velho testamento para fazer comparação e servir de introdução ao versículo seguinte:

"de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça?"(Hebreus 10:29)
Mas este aqui faz alusão a um pacto e embora não especifique qual é este pacto ele apresenta: "com que foi santificado". Volte a ver (1 Tes. 4:3,7) e depois leia (Apocalipse 14:2) para perceber do que o autor queria falar.


Jesus separa as Leis:


"Aproximaram-se dele alguns fariseus que o experimentavam, dizendo: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher,
e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne?
Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.
Responderam-lhe: Então por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la?
Disse-lhes ele: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio.
Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério." (Mateus 19:1-9)


- Para responder a esta pergunta Jesus cita as escrituras dizendo que o que era de início era bom (resumo).
- Depois uma segunda pergunta é feita: "Então por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la?" Aqui é dito que é Moisés que dá carta de divórcio (embora sabemos que Deus o tenha orientado paras isso)
- Jesus responde-lhe comentando que se divorciarem e "casar com outra, comete adultério"

Jesus ensina claramente que Lei é a melhor ! Diz que uma das Leis foi dada pois "Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu". Jesus veio abulir isso pois ele é o Cordeiro de Deus. Todos os sacrifícios pelo pecado e Leis que Jesus declara que foram dadas para correcção do povo, foram anulados pelo Seu sacrifício.

(continua)

Nuno disse...

Hebreus 10:1-17

Aqui temos, mais uma vez, uma distinção entre as Leis carnais, cerimoniais "nunca mais teriam consciência de pecado."(v.2b) "porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados." (v.4)

Deus apresenta um novo pacto aqui: "Ele tira o primeiro, para estabelecer o segundo. "(v.9b) e qual é esse pacto?


Este é o pacto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seu entendimento; acrescenta: E não me lembrarei mais de seus pecados e de suas iniquidades.
(Hb 10:16-17)

Embora Cristo tenha sido a nossa expiação final pelo pecado (substituição das Leis cerimonias) o pecado ainda existe para quem o pratica. Existem Leis que revelem pecados?
Sim:

pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. (Rm 3:20b)

O que foi abolido afinal pela morte de Cristo:

Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, a inimizade, que tem destruído pela sua carne a lei das ordenanças nas suas prescrições, a fim de criar em ele mesmo com os dois só um homem novo, estabelecendo a paz, (Efesios 2:13-15) e mais aqui: Hebreus 9:8-10

A lei concernente ao sacerdócio levítico também foi abolida. Hebreus 7:12-14, 19, 28.



Paulo ensina sobre o 2º mandamento de Jesus:

"A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei."
(Romanos 13:8-10)

Se Jesus abolui a Lei, que Lei é esta que fala Paulo ? (Êxodo 20)
Jesus também instrui para amar o próximo como a si mesmo:

"e que amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios." (Marcos 12:29.34)

- Sacrifícios? Sim, os cerimonias!
Agora saber que Lei Paulo fala, pois Deus é amor, e a Sua Lei reflecte o Seu carácter.

Nuno disse...

Paulo Aprova a Lei de Deus e FAZ A DISTINÇÃO ENTRE LEI CERIMONIAL E LEI MORAL:


Romanos 3:31
Romanos 6:15
Romanos 7:7
Galatas 3:21

A lei de Deus é o padrão pelo qual as acções, palavras, intenções e pensamentos do homem serão julgados. Eclesiastes 12:13, 14; Romanos 2:12, 13; 3:19; Tiago 2:12.

Cristo disse que viria com a lei em Seu coração. Salmo 40:8; Hebreus 10:8, 9. Consequentemente, nós não podemos receber a lei sem Cristo ou Cristo sem a lei. Os dois são inseparáveis um do outro. O fim (ou objectivo) da lei é mostrar-nos os nossos pecados (Romanos 3:20; Tiago 1:22-25) e conduzir-nos ao Portador do pecado, Jesus Cristo (Romanos 3:20; Tiago 1:22-25). Quando aceitamos a Cristo, Ele escreve Sua lei, o Decálogo, em nossos corações (Jeremias 31:33; Hebreus 10:16).

O governo de Deus é baseado em principios sólidos, bons, santos, perfeitos e eternos da verdade e justiça divulgados em Sua lei. Portanto, qualquer coisa contrária a estes princípios é pecado. Salmos 89:14; 119:142;, 172; 19:7; 111:7, 8; Romanos 7:12, 16; 1 Timóteo 1:8 (cf Tiago 4:17); 1 João 3:4; Romanos 3:20.

O Peregrino disse...

Gerson: Desculpe insistir, mas não existem duas leis. Existe uma lei com 613 mandamentos. (Gálatas 3:10) - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las." Como não houve ninguém que observasse a lei dada por Deus a Moisés, escreve por isso o apóstolo Paulo: "(Gálatas 2:16) - Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada." Ainda não apareceu um adventista que guardasse a lei e por isso, estão sob a maldição da lei, da qual Jesus nos livrou, "(Gálatas 3:13) - Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;"

Então podemos pecar à vontade porque não estamos debaixo da lei? Não! responde Paulo:
(Romanos 6:14) - "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. (Romanos 6:15) - Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. (Romanos 6:16) - Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? (Romanos 6:17) - Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. (Romanos 6:18) - E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça."

Nuno disse...

"Ainda não apareceu um adventista que guardasse a lei e por isso, estão sob a maldição da lei, da qual Jesus nos livrou, "(Gálatas 3:13)"

Essas leis são juízos e não sãos os Dez mandamentos. Não vais encontrar nenhum Aventista a observar leis que já não estão em vigor.

"(Romanos 6:15) - Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. "

Paulo faz aqui a distinção entre dois tipos de leis. Consegues ver?

O mesmo Paulo afirma:

"Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei." Romanos 3:31

"Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás." Rom. 7:7

Como vês Paulo afirma que existem duas LEIS, e uma permanece - não vale a pena pegar só num versículo para "tapar os olhos". O mesmo Paulo confirma isso em Col.2:14-17 quando diz que as festas e as leis cerimonias foram abolidas na cruz.

"e rasgou-se ao meio o véu do santuário."Lucas 23:45

Aqui,como a morte de Jesus o Santuário deixou de ser útil pois Cristo foi o cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo. Em Marcos 27:51 acrescenta:

"E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo ; a terra tremeu, as pedras se fenderam,"

Não foi nenhuma mão humana que o rasgou.
Todas as passagens anteriores que apresentei provam que existem duas Leis. Se fores ao dicionário procurar a definição da palavra "Moral" - que dizem que não existe na Bíblia, e muito bem - verás que o sentido dessa palavra define o tipo de Lei - é dessa forma que é atribuída.

Anônimo disse...

Pra quê tudo isso? Toda essa explicação? Não ocorreu em sua mente que o sr. pode estar errado nessa sua narrativa?

Onde Paulo disse que havia duas leis?

Teólogos adventistas dizem que os sábados em Colossenses refere-se a lei moral, ou seja; Paulo se refere a lei moral (dita por vocês).

Jesus é Senhor do sábado, o povo de Israel não estava mais conseguindo guardar o sábado, moral ou cerimonial como queira, isso estava sendo um fardo para eles, assim como está para muitos adéptos da IASD hoje guardar o sábado, não me diga que isso não acontece, acontece sim, tenho ouvido de alguns que deixaram a IASD.

Mais tarde quero postar um artigo a respeito disso.


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom