Igreja Apostólica da Santa Vó Rosa - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

domingo, 12 de julho de 2009

Igreja Apostólica da Santa Vó Rosa

CONHECENDO O VERDADEIRO CONSOLADOR

Ex-adepto da Igreja Apostólica da Santa Vó Rosa, faz uma avaliação de seus 25 anos condicionado aos ensinamentos da seita. Depois de dificuldades para 'escapar' da seita, encontra ajuda por meio da leitura
da revista Defesa da Fé.

Durante 25 anos o irmão Anselmo freqüentou a Igreja Apostólica da Santa Vó Rosa. Inicialmente, seus pais ficaram envolvidos com o desenvolvimento da nova seita, depois sua mãe abandonou o movimento. Sua vida foi dividida em se dedicar aos ensinos e doutrinas da seita e sofrer devido aos problemas familiares desencadeados por divergências doutrinárias. Mas, finalmente, graças a Deus, ele foi alcançado pela luz do Evangelho.

Esta seita tem algumas características peculiares: Eles acham que o Espírito Santo literalmente é a própria pessoa da "Vó Rosa". E o seu primaz, sobrinho da "Vó Rosa", alega receber orientações da mesma, ou seja, isso caracteriza uma sessão mediúnica. Além disso, crêem na intercessão da Virgem Maria e "Santa Vó Rosa". Para maiores informações sobre essa seita, consulte as edições 14 (p. 39) e 15 (p. 6) da revista Defesa da Fé.
----------------------------------------------------------
DF- Como começou seu envolvimento com a Igreja Apostólica? (IA)

nselmo - Minha família se envolveu com esse movimento logo no seu início. Cresci acompanhando meus pais aos cultos. Para mim, parecia uma igreja evangélica, mas eu não tinha permissão de visitar outras igrejas. O sistema em que vivia era muito autoritário. Também notava que minha mãe se sentia desconfortável e sempre dizia que havia muito autoritarismo nas reuniões.
Minha mãe ficou algum tempo na seita, depois voltou ao Evangelho, hoje ela freqüenta uma congregação da Igreja Assembléia de Deus, aqui em São Paulo. Contudo, meu pai continua sendo um fiel adepto da Igreja Apostólica Santa Vó Rosa.
----------------------------------------------------------
DF - Como é o dia-a-dia de um membro da IA?

Anselmo - Existe um longo regulamento interno que orienta a vida do membro. Esperava-se que estivesse sempre nos cultos e uma ausência prolongada já poderia significar exclusão. Principalmente os jovens se sentem 'sufocados' com tantos ditames, sobre o que fazer e o que não fazer. Mesmo entre os jovens de uma congregação não pode haver recreação, nenhum entretenimento. Embora a IA tenha um sítio que foi doado para a igreja, não é permitida nenhuma recreação ali.
----------------------------------------------------------
DF - Como são os aconselhamentos, havia algum tipo de punição para os membros?

Anselmo - Um membro da IA é geralmente policiado, qualquer problema que chegasse aos ouvidos da "Vó Rosa", ou da missionária Odete, era suficiente para declarar exclusão, antes mesmo de conferir ao membro o direito de resposta. Geralmente diziam que - após a morte de "Vó Rosa" - ela havia aparecido ao primaz e declarado que tal membro deveria ser excluído. Quando os membros têm problemas familiares buscam a ajuda do primaz Aldo.
----------------------------------------------------------
DF - A "Vó Rosa" era autoritária?

Anselmo - "Vó Rosa" era muito autoritária, até mais exigente que a missionária Odete e o esposo, Eurico, que era considerado bispo pelos adeptos. Rosa tinha o costume de vigiar a vida alheia e literalmente carregava uma fita métrica para medir as saias das irmãs. Se alguma irmã usasse uma saia com menos de dois dedos abaixo da 'batata-da-perna', ela punia. Ela se mostrava desequilibrada e exigia que as pessoas ao redor pensassem como ela. Realmente, sua morte foi um alívio para muita gente, pois muitos não mais suportavam sua atitude mesquinha.
----------------------------------------------------------
DF - Quando foi que surgiu a idéia que "Vó Rosa" era o novo Consolador?

Anselmo - "Vó Rosa" morreu num acidente de trânsito na cidade de Poá, São Paulo, em 26 de outubro de 1970, quando tinha 76 anos de idade. Já na década de 60 ela havia recebido uma 'revelação', onde dizia que Jesus lhe havia constituído para abrir uma igreja, a Igreja Apostólica, esta igreja seria a restauração do Evangelho.

Seu corpo foi embalsamado e ficou exposto na igreja, sendo velado durante uma semana. Com certeza, isso foi de grande impacto para os membros, e houve clamor para que seu corpo ressuscitasse. A IA ensina que a alma somente deixa o corpo no sepultamento. Evidentemente, ela não ressuscitou, daí os líderes da IA interpretaram sua morte como um arrebatamento. Então, começou a formar-se uma idolatria ao redor de sua pessoa.
----------------------------------------------------------
DF - Quando "Vó Rosa" ainda era viva, ela apregoava alguma revelação?

Anselmo - Sim, durante os 16 anos de sua vida na IA, ela constantemente dizia ser arrebatada ao Céu. Ela era reconhecida como um porta-voz de Deus. De fato, as doutrinas e regulamentos da igreja eram todos relacionados com tais arrebatamentos.
----------------------------------------------------------
DF - A IA desenvolveu algum ensinamento no campo escatológico (Doutrina sobre a Consumação do Tempo)? Eles fizeram alguma previsão quanto ao Arrebatamento?

Anselmo - Sim, a missionária Odete, que ainda está viva, e tem mais de 80 anos, tem afirmado com autoridade profética que não morrerá, mas será arrebatada com a igreja. Em diversas reuniões ela tem declarado que verá o Arrebatamento. Isso tem causado muita expectativa nos membros.
----------------------------------------------------------
DF - Como é a liturgia dos cultos da IA?

Anselmo - O culto é bem diferente das igrejas evangélicas e existem alguns aspectos que demonstram que o culto deles é realmente direcionado aos seus líderes. As orações são feitas em nome da "Santa Vó Rosa" e os hinos sempre mencionam o primaz Aldo. Seus ensinos são baseados nas revelações de "Vó Rosa", quando usam a Bíblia, simplesmente lêem algum versículo e lhe dão o crédito de oráculo, mas não têm a Bíblia como regra de fé e conduta.
----------------------------------------------------------
DF - Será que os membros da IA não ponderam quanto ao abismo que existe entre suas crenças e a doutrina evangélica?

Anselmo - A IA tem um Regimento Interno (RI) muito restrito. Esse RI, para eles, é semelhante à Bíblia, em autoridade. Os membros sabem exatamente o que devem fazer, sobre cada detalhe do dia-a-dia. Isso lhes transmite uma sensação de santidade e uma segurança. Inclusive a IA é comparada à Arca de Noé, o atual lugar de salvação.

O que os identifica como igreja verdadeira é seu conjunto de regras que advém de suas comunicações com o bispo primaz, Aldo Bertoni. Contudo, não percebem que estão consultando espíritos por meio da mediunidade do primaz, ou seja, tendo condutores cegos estão coando um mosquito e engolindo um camelo (Mt 23.24).
----------------------------------------------------------
DF - Como o irmão conseguiu sair dessa seita?

Anselmo - Inicialmente, comecei a ficar decepcionado com o policiamento, que era constante. Também havia alguns familiares que não tinham negado a fé cristã, e os confrontos que seguiam sempre me faziam pensar. A minha esposa é presbiteriana, e sempre conversava com o pastor da igreja que também era meu cunhado.

Mas, ainda assim, havia muitas dúvidas. Não conhecia a Palavra de Deus, pois nós não éramos incentivados a ler a Bíblia. Geralmente, o pastor ou bispo da IA apenas lia dois ou três versículos e expunha sua opinião, sempre levando em conta alguma revelação da "Vó Rosa", ou aplicando o texto em sua vida.

Não tínhamos nenhuma liberdade quanto à leitura da Bíblia. Nem mesmo podíamos estudar livros evangélicos. Apenas o que era publicado pela seita. Quando saí da IA ainda conservava alguma preocupação quanto aos ensinamentos, principalmente se o Arrebatamento realmente ocorrerá antes da morte da Odete.

Seu corpo foi embalsamado e ficou exposto na igreja, sendo velado durante uma semana. Com certeza,isso foi de grande impacto para os membros, e houve clamor para que seu corpo ressuscitasse.
----------------------------------------------------------
DF - O irmão tem ainda problemas com a doutrina anterior da seita?

Anselmo - Quando uma pessoa está envolvida numa seita ela fica cega, crê em tudo o que lhe dizem sem fazer nenhuma objeção. Ao sair da IA, estando livre para ler a Palavra de Deus, comecei a ver que os ensinos deles não eram encontrados na Bíblia. Além disso, adquiri um exemplar da revista Defesa da Fé, que estava explicando as implicações dos ensinos dessa seita.
Agora, sem a cegueira da credulidade, comecei a verificar os pontos que a revista Defesa da Fé estava esclarecendo. Realmente, a IA estava comprometida com o espiritismo, pois até hoje consulta a "Vó Rosa" para conduzir seu rebanho. Não somente este artigo específico, mas diversos outros artigos que me ajudaram a ver o perigo das seitas e suas características.

Realmente, as seitas condicionam a mente dos adeptos, e não permitem que usem suas faculdades para compreender a Palavra de Deus e coíbem qualquer idéia que pareça distanciar dos objetivos do grupo.

Fiquei impressionado com a clareza da revista Defesa da Fé, em abordar questões tão importantes.
----------------------------------------------------------
DF - Qual foi a reação dos seus familiares que ainda são adeptos da IA?

Anselmo - Eu tive problemas com alguns familiares, pois não aceitavam que deixasse a IA e freqüentasse outra igreja. Também procurei alertar alguns familiares sobre as implicações desses falsos ensinos, mas tive muitos problemas. Hoje não sou tão polêmico, mas sempre digo que estou à disposição para explicar-lhes a fé cristã. Tenho incentivado meus familiares a procurar averiguar se os ensinos da IA realmente estão à luz das Escrituras.
----------------------------------------------------------
DF - Como está hoje sua vida diante de Deus e das Escrituras?

Anselmo - Hoje posso estudar a Palavra de Deus e tenho crescido espiritualmente. Embora lamente a situação daqueles que ainda estão lá, sempre tenho orado por eles. Tenho dedicado minha vida a Deus e à minha família, criando meus filhos no Evangelho e juntos congregamos em uma igreja Presbiteriana. Também tenho o desejo de alertar quanto ao engano das seitas e enfatizar a importância de se ter um bom conhecimento das Escrituras.Os hinos da seita tributam louvores à Vó Rosa e ao primaz Aldo, crêem que são respectivamente o Espírito Santo e o Templo do Espírito Santo. Uma vez que crêem que Vó Rosa transmite pessoalmente suas instruções ao primaz Aldo.
----------------------------------------------------------

O Templo do Consolador

Ó, querido irmão Aldo,

Interceda a Deus por nós

Sabemos que o Senhor é Santo

Ele sempre ouve a sua voz.

Junto a Santa Vó Rosa,

O Santo Espírito Consolador

Passas horas e horas gloriosas

Junto a Deus, Pai nosso Criador.

Ó, bondoso irmão Aldo,

Nós te pedimos de coração

Que nas horas que vais ao Céu

Leva a Deus nossa oração.

Junto a anjos poderosos,

Junto a Jesus, nosso Salvador,

Passas momentos gloriosos

Junto ao Trono do Criador.

Ó, bondoso irmão Aldo,

Nós te pedimos com fé e amor

Porque sabemos que o Senhor é Santo

És o templo do Consolador.
----------------------------------------------------------

Por Márcio Souza

Um comentário:

Anônimo disse...

essa igreja e uma organizaçao criminosa ja esta quase comprovado.pela a justiça.estao lavando muito dinheiro!!!!!


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom