Igreja Local de Witness Lee e Adventista do Sétimo Dia - Quem leva afinal nossos pecados - Jesus ou o diabo? - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Igreja Local de Witness Lee e Adventista do Sétimo Dia - Quem leva afinal nossos pecados - Jesus ou o diabo?

Os cristãos sempre souberam que Jesus leva os pecados de todo aquele que nEle crê e o aceita como seu único e suficiente Salvador. Mas você sabia que há grupos religiosos ensinando que é Satanás quem leva ou ainda levará os nossos pecados? Acredite se quiser, mas os Adventistas do Sétimo Dia e a Igreja Local de Witness Lee ensinam essa heresia absurda. Veja como isso é verdade:


Heresia da Igreja Adventista do Sétimo Dia: "Verificou-se também que, ao passo que a oferta pelo pecado apontava para Cristo como um sacrifício, e o sumo sacerdote representava a Cristo como mediador, o bode emissário tipificava Satanás, autor do pecado, sobre quem os pecados dos verdadeiros penitentes serão finalmente colocados. Quando o sumo sacerdote, por virtude do sangue da oferta pela transgressão, removia do santuário os pecados, colocava-os sobre o bode emissário. Quando Cristo, pelo mérito de seu próprio sangue, remover do santuário celestial os pecados de seu povo, ao encerrar-se o seu ministério, Ele os colocará sobre Satanás, que, na execução do juízo, deverá arrostar a pena final. O bode emissário era enviado para uma terra não habitada, para nunca mais voltar à congregação de Israel. Assim será Satanás para sempre banido da presença de Deus e de seu povo, e eliminado da existência na destruição final do pecado e dos pecadores." - O Grande Conflito, página 421, 24ª edição, 1980.

.

Heresia da Igreja Local de Witness Lee - "Quando Deus fez com que o Senhor Jesus levasse os nossos pecados na cruz para sofrer o julgamento e a punição de Deus em nosso lugar, Ele também fez com que todos os nossos pecados fossem postos sobre Satanás, a fim de que este arcasse com eles para sempre. Isso é revelado em tipologia na expiação registrada em Levítico 16. Quando o sumo sacerdote fazia expiação pelos filhos de Israel, ele tomava dois bodes e os apresentava diante de Deus. Um era para Deus e devia ser morto para fazer expiação pelos filhos de Israel, enquanto que o outro era ‘por Azazel’, isto é, para Satanás, para levar os pecados dos filhos de Israel. (Lv 16.7-10, 15-22). Porquanto Azazel está em contraste com Jeová, ele é um tipo de Satanás, que está em oposição a Deus. - Lições da Verdade - Nível Um, página 126.
.
Refutação apologética - Os adventistas do Sétimo Dia e os da Igreja Local de Witness Lee crêem que o segundo bode representa Satanás, o qual leva os nossos pecados A diferença de crença entre as duas seitas é que enquanto os adventistas ainda esperam Satanás receber e levar os pecados, os "localistas" acreditam que isso já aconteceu na cruz. Todavia, com todo o respeito aos membros dessas seitas, a Bíblia jamais ensina esse absurdo. Ambos os bodes tipificavam a Jesus Cristo: O bode expiatório representava Jesus morrendo por nós; o bode emissário representava o ressuscitado Jesus levando os pecados de todos aqueles que têm aceitado a Ele como único e suficiente Salvador de suas vidas. Veja o que a Bíblia diz sobre quem leva os nossos pecados:.

"Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido." - Isaías 53:4.
.
"Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu." - Isaías 53:12.
.
"No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! - João 1:29.
.
"Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados." - 1 Pedro 2:24.

.
Em primeiro lugar, nem no Antigo Testamento, nem no Novo, mencionam-se duas pessoas participando da obra redentora. Só um tira, leva ou carrega nossos pecados: Jesus Cristo! Então, os contradizentes contra-atacam afirmando: "Por que Deus pedia para serem usados dois bodes, se ambos representariam a mesma pessoa?" A simples resposta aponta para o fato de que o Sumo Sacerdote não poderia matar o bode expiatório, usar o sangue dele no propiciatório e, em seguida, enviar esse mesmo bode para a terra solitária, a menos que o bode fosse ressuscitado. Em segundo lugar, não poderia ser Satanás a quem o bode emissário representava. Por quê? Porque de acordo com Levítico 16:8, Arão deveria lançar sortes para saber qual dos dois bodes seria para o SENHOR e qual seria para o bode emissário. Qual era o requisito para se escolher os bodes? Que eles fossem sem defeito. Como um bode sem defeito poderia ser usado para tipificar Satanás? Pense, por exemplo, no relato de Levítico 14:1-9. Ali lemos como um leproso se purificava dos pecados. Usavam-se também duas aves vivas e limpas (v. 4). Uma era sacrificada e a outra era solta. O sacrifício era único, representando a mesma pessoa morrendo por nós (a ave que morria) e levando embora nossos pecados (a ave que voava). Quantos aos bodes, os dois eram para a expiação. (Levítico 16:5) Assim, ambos representam a expiação de Cristo, realizada e consumada na cruz. Terceiro lugar, afirmar que Satanás levou ou levará nossos pecados significa declará-lo como participante da obra redentora de Jesus Cristo. No caso dos adventistas, pior, pois Satanás ainda não levou os pecados, tornando esse sacrifício salvífico incompleto. Mesmo que os adventistas afirmem que Jesus lançar os pecados no Diabo não faça parte do plano de Salvação, mas seja apenas um castigo merecido ao originador do pecado, mesmo assim significaria afirmar que o sacrifício de Cristo não foi suficiente para por fim ao pecado pelo qual ele morreu. Além disso, se o bode emissário (azazel) não faz parte da obra de expiação (salvação), por que ele fazia parte do ritual judaico para conseguirem o perdão de Deus?
.
Uma outra objeção levantada pelos adventitas e localistas é: Por que a palavra hebraica para "bode emissário" é "azazel", a qual o livro apócrifo de 1 Enoque 54:4-6 fala sobre o futuro aprisionamento dos "exércitos de Azazel", referindo-se a Satanás, bem como outras citações apócrifas? (I Enoque 8:1; 9:6; 10:4-8; 13:1; ; 55:4; 69:2; Apocalipse de Abraão 13:6-14; 14:4-6; 20:5-7; 22:5; 23:11; 29:6 e 7; 31:5). Todavia, não podemos nos basear em livros apócrifos para sustentar uma doutrina como essa. Por exemplo, R. N. Champlin, afirma:
.
"A tradição da cabala judaica diz que Israel era salvo das astúcias do Diabo quando esse bode lhe era enviado." - o Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, Volume 6, verbete Azazel, página 3862
.
O mesmo responderíamos, então: A cabala judaica serviria de base para interpretarmos Azazel como Satanás? Estariam, então, os adventistas do sétimo dia e os "localistas" de acordo com a cabala judaica? Essa crença já era ensinada em nações pagãs, as quais imaginavam poder transferir o mal para um animal e enviá-lo para longe, como no caso dos rituais hititas. (Comentário Bíblico Atos, Antigo Testamento, página 133) Assim, quando entendemos as funções dos dois bodes no processo de expiação do santuário terrestre, chegamos às seguintes conclusões: (1) o sacrifício de Jesus é plenamente eficaz e completo no Calvário; (2) Os dois bodes representavam o próprio Jesus: um morria e o outro carregava os pecados confessados pelos justos.
.
Outra objeção e última da parte dos adventistas e "localistas" é: "Uma vez que a expiação pelo pecado só ocorria através do "derramamento de sangue" (Hebreus. 9:22; Levítico 17:11), e que o bode emissário não era sacrificado (Levítico 16:21, 22), então a função desse bode era simbolicamente punitiva e não redentiva." Onde está o erro dessa conclusão? É considerar bodes com funções diferentes, sem perceber que se usavam bodes distintos pelo mero fato de não se poder ressuscitar o bode expiatório para que ele fosse enviado ao deserto. E por fim, seria muito mais fácil escolher um bode sem defeito e outro defeituoso para que tal teoria herética pudesse ser aceita. Mas isso não acontece.
.
Percebeu por que a Igreja Adventista do Sétimo Dia e a Igreja Local de Witness Lee tornam-se uma seita? Pelo mero fato de rebaixarem a pessoa de Cristo ao ensinar que Satanás de certa forma participa da redenção da humanidade. Mesmo que não admitam isso, sua interpretação insinua essa heresia. Graças a Deus, compreendemos que o nosso Jesus Cristo não precisa de coadjuvantes em sua obra salvífica.
Fernando Galli

3 comentários:

Davi Sá disse...

Só não consegui ver onde é que 'eles' falam que esse bode é expiatório?Me parece mais uma punição do que expiação!O que de fato 'parece' plausível do ponto de vista que Satanás sera 'pisado' por o descendente de 'Eva' por ter 'enganado ao homem.

Davi Sá disse...

Meu e-mail é davilimasa@hotmail.com

FÁBIO GUIMARÃES disse...

OS ADVENTISTAS ESTÃO CORRETOS JESUS LEVOU ESSAS DORES E O PECADO DO MUNDO INTEIRO NA CRUZ DO CALVÁRIO,TODA A OBRA FOI COMPLETADA ALI,SATANAS NÃO PARTICIPA DA OBRA DE REDENÇÃO,PELO CONTRÁRIO,ELE RECEBE TODO O PECADO QUE UM DIA FOI POSTO EM JESUS,COMO CONSEQUENCIA NATURAL DOS SEUS PECADOS E DO JUÍZO FINAL!


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom