O DESCANSO SEMANAL DO CRISTÃO - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O DESCANSO SEMANAL DO CRISTÃO

Vivemos Em uma sociedade consumista onde pouco ou nada sobra para o descanso. A nossa tecnológica era moderna vivem uma convulsão para o trabalho. E com certeza o trabalho é um dom divino. Mas junto com o trabalho Deus nos separou um tempo para o descanso.

Origem:

Deus criou o descanso semanal com o objetivo de lembrar-nos de que ele é que dá o trabalho ao homem. Descanso e trabalho são coisas inseparáveis. Deus disse a Moisés que este descanso iria se chamar sábado, um dia fixo, criado para o povo israelita como parte do pacto entre ele e seu povo. O quarto mandamento deixa claro que o sábado como parte da lei era obrigatório para todos:

"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou".(Ex. 20:8-11). E: " Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado". (Dt. 5:15).

Descanso e Adoração:

O dia de sábado também era um dia de adoração a Deus como lemos em Levítico 23:2. Todos os israelitas neste dia se lembravam que Deus os libertou da escravidão no Egito, e que Deus era o criador do mundo (Deuteronômio 5:15). Portanto, era um dia de festa e regozijo para todo judeu.

Jesus e o Sábado:

Jesus sendo um judeu também guardou o sábado (Mc. 1:21; Lc. 4:16). Mas quando o homem tentou ser dono do sábado, Jesus lembrou-lhes quem era realmente o criador do sábado: "Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor". - (Mc. 2:28). Portanto, Ele, e somente Ele, poderia fazer neste dia o que quisesse e quando quisesse e até mudá-lo. Cf. Dn. 2:21 - "Ele (Deus) muda os tempos e as estações...".

Um Novo Dia:

O mundo Ocidental divide sua Historia em a.C e d. C. Deus divide a história da salvação antes da cruz e depois da cruz. Após Jesus ter terminado sua obra de salvação na cruz Ele ressuscitou. Inaugurando um novo tempo para o povo de Deus. A era do Novo Testamento. A palavra de Deus que diz "Eis que faço nova todas as coisas" (Apoc. 21:5), se cumpriu na vida da Igreja. Jesus inaugurou uma nova criação (II Co. 5:17) e nos libertou do império das trevas (Apoc. 1:5). Cumpriu-se então o Salmo 118:24 que diz: "A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular. Foi o Senhor que fez isto e é maravilhoso aos nossos olhos. Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele".A primeira parte se cumpriu quando Jesus foi rejeitado pelos judeus e por fim crucificado (I Pe. 2:7); a outra parte foi na ressurreição, quando os discípulos até então tristes, viram Jesus e se alegraram (Jo. 20:19,20), e isto foi justamente no 1º dia da semana - um domingo. É interessante frisar que Jesus nunca apareceu aos discípulos num sábado, mas sempre num domingo. E neste dia foi o dia de adoração dos discípulos (Mt. 28:9).Depois disso, a igreja começou sempre se reunir aos domingos (Atos 20:7; I Co. 16:1,2). Mais tarde João chama este dia de "Dia do Senhor" (Apoc. 1:10). Pois Jesus foi feito Senhor pela ressurreição num domingo, Agora este dia é Dele, do Senhor. Este é o dia de descanso da igreja. Israel tinha o sábado como o ultimo dia do velho sistema. A igreja tem o domingo como o primeiro dia de solene descanso do novo sistema de Deus.

Presb. Paulo Cristiano da Silva

3 comentários:

Anônimo disse...

amigo tenho pena de voce , pois o demonio esta te usando.

O Peregrino disse...

Se tens pena de mim, ao menos prove o contrário.
Seja coerente e use da sua capacidade, se tiveres.

O Peregrino disse...

Juízo envestigativo não é bíblico, eu é que estou sendo usado pelo demonio?


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom