Conceitos bíblicos sobre o espiritismo - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Conceitos bíblicos sobre o espiritismo

Definição: A crença de que uma parte espiritual dos humanos sobrevive à morte do corpo físico e pode comunicar-se com os vivos, usualmente por meio duma pessoa que serve qual médium. Algumas pessoas acreditam que todo objeto material e todos os fenômenos naturais têm espíritos que habitam neles. Feitiçaria é o uso de poder que reconhecidamente provém de espíritos maus. Todas as formas de espiritismo são fortemente condenadas na Bíblia.

É realmente possível que um humano se comunique com o "espírito" dum ente querido falecido?

Ecl. 9:5, 6, 10: "Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada . . . Também seu amor, e seu ódio, e seu ciúme já pereceram, e por tempo indefinido eles não têm mais parte em nada do que se tem de fazer debaixo do sol. Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol [a sepultura], o lugar para onde vais."

Não indica a Bíblia que o Rei Saul se comunicou com o profeta Samuel depois da morte de Samuel?

O relato acha-se em 1 Samuel 28:3-20. Os versículos 13 e 14 mostram que o próprio Saul não viu Samuel, mas apenas deduziu da descrição fornecida pela médium espírita que ela havia visto Samuel. Saul desesperadamente queria acreditar que se tratava de Samuel e assim deixou-se enganar. O versículo 3 diz que Samuel estava morto e enterrado. Os textos citados debaixo do subtítulo precedente tornam claro que não havia parte alguma de Samuel que estivesse viva em outro domínio e que fosse capaz de comunicar-se com Saul. A voz que fingia ser de Samuel era a de um impostor.

Com quem realmente se comunicam os que procuram falar com os mortos?

A verdade sobre a condição dos mortos é claramente expressa na Bíblia. Mas, quem procurou enganar o primeiro casal humano acerca da morte? Satanás contradisse o aviso de Deus de que a desobediência resultaria em morte. (Gên. 3:4; Rev. 12:9) Com o tempo, naturalmente, tornou-se óbvio que os humanos realmente morrem assim como Deus disse que se daria. Razoavelmente, pois, quem foi responsável por inventar a idéia de que os humanos não morrem realmente, mas que alguma parte espiritual do homem sobrevive à morte do corpo? Tal fraude ajusta-se a Satanás, o Diabo, a quem Jesus descreveu como o "pai da mentira". (João 8:44; veja também 2 Tessalonicenses 2:9, 10.) Crer que os mortos estão realmente vivos em outro domínio e que podemos comunicar-nos com eles não tem trazido proveito para a humanidade. Ao contrário, Revelação 18:23 diz que, por meio das práticas espíritas de Babilônia, a Grande, "todas as nações foram desencaminhadas". A prática espírita de ‘falar com os mortos’ é realmente uma fraude que pode colocar as pessoas em contato com os demônios (anjos que se tornaram rebeldes egoístas contra Deus) e amiúde leva a pessoa a ouvir vozes indesejadas e a ser molestada por tais espíritos iníquos.

Há algum mal em se procurar cura ou proteção por meios espíritas?

Gál. 5:19-21: "As obras da carne são manifestas, as quais são fornicação, impureza, conduta desenfreada, idolatria, prática de espiritismo . . . Quanto a tais coisas, aviso-vos de antemão, do mesmo modo como já vos avisei de antemão, de que os que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus." (Recorrer alguém ao espiritismo em busca de ajuda significa que crê nas mentiras de Satanás acerca da morte; está buscando o conselho de pessoas que se esforçam a obter poder de Satanás e seus demônios. Tal pessoa identifica-se assim com os que são inimigos declarados de Deus. Em vez de ser realmente ajudado, qualquer um que persiste em tal proceder sofre danos duradouros.)

Luc. 9:24: "Todo aquele que quiser salvar a sua alma [ou, vida], perdê-la-á; mas todo aquele que perder a sua alma por minha causa [por ser seguidor de Jesus Cristo] é o que a salvará." (Se a pessoa violar deliberadamente os mandamentos claramente delineados na Palavra de Deus, num esforço de resguardar ou preservar sua vida atual, perderá a perspectiva de vida eterna. Quão tolo isso seria!)

2 Cor. 11:14, 15: "O próprio Satanás persiste em transformar-se em anjo de luz. Portanto, não é grande coisa se os ministros dele também persistem em transformar-se em ministros da justiça." (Assim, não devemos ser desencaminhados quando algumas das coisas realizadas por meios espíritas parecem trazer proveito temporário.)

Veja também as páginas 103-107, debaixo de "Curas".

É sábio recorrer a meios espíritas para saber o que o futuro reserva ou para assegurar-se êxito em algum empreendimento?

Isa. 8:19: "E caso vos digam: ‘Recorrei aos médiuns espíritas ou aos que têm espírito de predição, que chilram e fazem pronunciações em voz baixa’, não é a seu Deus que qualquer povo devia recorrer?"

Lev. 19:31: "Não vos vireis para médiuns espíritas e não consulteis prognosticadores profissionais de eventos, de modo a vos tornardes impuros por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus."

2 Reis 21:6: "[O Rei Manassés] praticou a magia e procurou presságios, e constituiu médiuns espíritas e prognosticadores profissionais de eventos. Fez em grande escala o que era mau aos olhos de Deus, para o ofender." (Essas práticas espíritas realmente envolviam voltar-se para Satanás e seus demônios em busca de ajuda. Não é de admirar que fosse "mau aos olhos de Deus", e que ele trouxesse severa punição sobre Manassés por isso. Mas, quando se arrependeu e abandonou essas práticas ruins, ele foi abençoado por Deus.)

Que prejuízo pode haver em participar de jogos que envolvem uma forma de adivinhação ou em buscar o significado de algo que parece ser um bom presságio?

Deut. 18:10-12: "Não se deve achar em ti alguém que . . . empregue adivinhação, algum praticante de magia ou quem procure presságios, ou um feiticeiro, ou alguém que prenda outros com encantamento, ou alguém que vá consultar um médium espírita, ou um prognosticador profissional de eventos, ou alguém que consulte os mortos. Pois, todo aquele que faz tais coisas é algo detestável para Deus." (A adivinhação procura desvendar conhecimento oculto ou predizer eventos, não em resultado de pesquisa, mas pela interpretação de presságios ou pela ajuda de poderes sobrenaturais. Deus proibiu tais práticas entre seus servos. Por quê? Todas essas práticas são um convite para a comunicação com os espíritos impuros, ou demônios, ou para a possessão por eles. Empenhar-se em tais coisas é grave infidelidade para com Deus.)

Atos 16:16-18: "Veio-nos ao encontro certa serva com um espírito, um demônio de adivinhação. Ela costumava fornecer muito ganho aos seus amos por praticar a arte do vaticínio." (Por certo, ninguém que ame a justiça consultaria tal fonte de informações, quer com intento sério, quer por brincadeira. Paulo cansou-se do clamor dela, e ordenou que o espírito saísse dela.)

São os espíritos iníquos capazes de assumir forma humana?

Nos dias de Noé, anjos desobedientes realmente assumiram forma humana. Com efeito, casaram-se e geraram filhos. (Gên. 6:1-4) Contudo, quando veio o Dilúvio, aqueles anjos foram obrigados a retornar ao domínio espiritual. A respeito deles, Judas 6 diz: "Os anjos que não conservaram a sua posição original, mas abandonaram a sua própria moradia correta, ele reservou com laços sempiternos, em profunda escuridão, para o julgamento do grande dia." Deus não só os rebaixou de seus anteriores privilégios celestiais e os entregou às densas trevas quanto aos propósitos de Deus, mas a referência aos laços indica que ele os restringiu. De quê? Evidentemente, de assumirem corpos carnais para terem relações com as mulheres, como haviam feito antes do Dilúvio. A Bíblia relata que anjos fiéis, quais mensageiros de Deus, realmente se materializavam, no cumprimento de seus deveres, até o primeiro século EC. Mas, depois do Dilúvio, aqueles anjos que fizeram mau uso de seus dons foram privados da capacidade de assumir forma humana.

É de interesse, porém, que os demônios aparentemente podem fazer com que humanos tenham visões, e que aquilo que estes vêem pareça real. Quando o Diabo tentou a Jesus, ele evidentemente fez uso de tais meios, a fim de mostrar a Jesus "todos os reinos do mundo e a glória deles". — Mat. 4:8.

Como pode a pessoa ficar livre da influência espírita?

Pro. 18:10: "O nome de Deus é uma torre forte. O justo corre para dentro dela e recebe proteção." (Isto não significa que o uso do nome pessoal de Deus sirva de encantamento para afastar o mal. O "nome" de Deus representa a própria Pessoa dele. Somos protegidos quando chegamos a conhecê-lo e depositamos plena confiança nele, sujeitando-nos à autoridade dele e obedecendo os seus mandamentos. Se fizermos isso, então, quando o invocarmos por ajuda, usando seu nome pessoal, ele proverá a proteção que prometeu em sua Palavra.)

Mat. 6:9-13: "Portanto, tendes de orar do seguinte modo: ‘ . . . Não nos leves à tentação, mas livra-nos do iníquo.’" Deve também ‘persistir em oração’. (Rom. 12:12) (Deus ouve tais orações dos que realmente desejam conhecer a verdade e adorá-lo duma forma que o agrada.)

1 Cor. 10:21: "Não podeis estar participando da ‘mesa deDeus’ e da mesa de demônios." (Os que desejam a amizade e a proteção de Deus devem romper com qualquer participação em reuniões espíritas. Em harmonia com o exemplo registrado em Atos 19:19, é também importante destruir todos os objetos que possui, que se relacionem com o espiritismo, ou desfazer-se adequadamente deles.)

Tia. 4:7: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas oponde-vos ao Diabo, e ele fugirá de vós." (Para fazer isso, seja diligente em aprender a vontade de Deus e em aplicá-la à sua vida. Com o amor a Deus fortificando-o contra o temor do homem, recuse-se firmemente a participar em quaisquer costumes ligados ao espiritismo ou a obedecer a quaisquer regulamentos prescritos por um espírita.)

Revista-se "da armadura completa de Deus", descrita em Efésios 6:10-18, e seja zeloso em manter cada parte dela em bom estado.

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom