sexta-feira, 1 de julho de 2022

Por que rejeitamos a tradição católica romana?

Rejeitamos a tradição católica romana primeiramente devido ao fato de que "tradições" [sob a definição católica romana, aquilo que se refere a seu aporte particular] em sentido de estabelecimento de doutrinas, não significam nada. E em segundo lugar, rejeitamos não só a tradição católica romana que se supõe ser apostólica, mas, toda e qualquer tradição que entre em conflito aberto com a Sagrada Escritura.


De acordo com os católicos, as suas tradições particulares surgiram de alguma forma entre Cristo e/ou os apóstolos, daí, doutrinas ou verdades teriam sido ditas ou vividas por eles porém não foram colocadas na Bíblia. O primeiro grande erro é justamente esse. Se essas doutrinas fossem tão importantes, provavelmente não ficariam meramente na tradição, no boca-a-boca, mas sim transcritas e oficializadas.

Além disso, não é possível rastrear de fato as origens das tradições. Não dá pra saber se tal tradição veio dos apóstolos ou não. É por isso que nós rejeitamos todo e qualquer tipo de tradição em forma de doutrina ou verdade, pois pode muito bem ter sido usada pelo diabo para enganar os fiéis. É por isso que Lucas escreveu seu evangelho:


"Visto que muitos têm empreendido fazer uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, segundo no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da palavra, também a mim, depois de haver investido tudo cuidadosamente desde o começo, pareceu-me bem, ó excelentíssimo Teófilo, escrever-te uma narração em ordem. Para que conheças plenamente a verdade das coisas em que foste instruído."
Lucas 1:1-4

Isso mostra que as narrativas escritas eram consideradas superiores às orais, em todos os aspectos ainda que os católicos indaguem: "Mas, toda a palavra de Deus está na Bíblia?". Ora, toda a palavra necessária aos cristãos está. Pois foi dito: "Tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito" Rm 15:4. E daí os católicos ainda apelando a tradição poderiam indagar: "E João 21:25?".

O fato é que João não diz que Jesus ensinou novas doutrinas ou verdades, mas diz que Ele fez muitos feitos maravilhosos. Ora, o próprio Cristo disse que nós faríamos coisas maiores que ele. Sendo assim, relacionar o versículo de João com as tradições me parece muito conveniente aos católicos, e nada mais que isso. Contudo os católicos ao verem seus apelos a tradição ruirem, podem então ojetivar que, segundo eles, desde a Reforma Protestante do séc. XVI, os protestantes seguem uma doutrina que o cristianismo jamais aceitou em seu meio: a "Sola Scriptura". E quanto a isto respondemos que nos primeiros séculos de cristianismo o Sola Scriptura era não apenas aceito, mas estava implicitamente dogmatizado como norma. Cirilo de Jerusalém talvez é um belo exemplo de defesa da Sola Scriptura:

"Porque concernente aos divinos e sagrados mistérios da fé, é nosso dever não fazer nenhuma insignificante observação sem submetê-la às Sagradas Escrituras, nem sermos desviados por meras probabilidades e artificios de argumentos."
Do Inglês: A Library of the Fathers of the Holy Catholic Church (Oxford: Parker, 1845), "The Catechetical Lectures of S. Cyril" Lecture 4.17.


Portanto, toda observação, por menor que seja, deve ser submetida às Sagradas Escrituras, e nunca às tradições ou à aprovação de quaisquer Sé Apostólica (sim, pois na época, Roma não tinha supremacia absoluta como hoje).

Todavia, os católicos ainda argumentam que apesar de defendermos o Sola Scriptura e rejeitarmos a tradição, hoje, existem mais de 20 mil denominações evangélicas, cada qual pregando sua "verdade particular", como se esta não foi Única. E sobre isto respondemos que o grande problema tanto católico quanto evangélico/protestante é que uns acreditam que (figuradamente) Jesus rejeitava todo tipo de carne, outros que Jesus rejeitava alguns tipos, outros não, e alguns outros dizem que Jesus comia de tudo. E fazem disso doutrina, quando o próprio Paulo nos alerta para que respeitemos as opiniões diversas quando estas se tratam de temas não relevantes ou fundamentais para a igreja.

"Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes; quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu. Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster. Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos. Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus."
Epístola de Paulo aos Romanos 14:2-10


Admitindo que Paulo estava inspirado, vê-se que a salvação não será dada a um seleto grupo, cujas opiniões são idênticas e únicas, mas sim que para pessoas de todas as opiniões, de todos os ministérios, conquanto que não se desviem do fundamental, que é Cristo Jesus e sua ressurreição.


Fonte: https://www.resistenciaapologetica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário.

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá o meu critério. O Blog O Peregrino tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

O Peregrino.