sexta-feira, 29 de abril de 2022

Anticristo – Perguntas e Respostas


Expressão bíblica que se refere tanto a um personagem histórico, inimigo de Deus que governará o mundo (2Ts 2.3, 8), como à pessoa que se opõe à obra de Cristo (1 Jo 2.18-19). Este termo, na língua grega (anticristos ou anticristo) tem duplo significado, se refere, portanto, a um “inimigo” ou um “substituto” de Cristo buscando a glória devida a ele.

 

  • O PAPA É O ANTICRISTO, POIS ELE OSTENTA O TÍTULO DE VICARIUS FILII DEI (VIGÁRIO [SUBSTITUTO] DO FILHO DE DEUS), QUE TRANSFORMADO EM ALGARISMO ROMANO POSSUI O VALOR DE 666, O NÚMERO DO ANTICRISTO SEGUNDO A BÍBLIA (Ap 13.17-18)!

 

Declarar que o papa é o anticristo pelo simples fato de a soma dos cômputos da expressão: Vicarius filli dei resultarem supostamente 666 é um erro. Os que defendem esta ideia distorcem os valores numéricos desta expressão:

 

V I C A R I U S F I L I I D E I

 

5+1+100+1+5+1+50+1+1+500+1=666

 

A forma de computar as letras “I U” (equivalente a IV) seria quatro e não 1+5. Portanto, o valor correto desta expressão é 664, e não 666.

 

Esta é uma interpretação muito subjetiva, pois existem alguns nomes próprios que poderiam ter a equivalência de 666 se computados os valores numéricos de suas letras, como o nome de Ellen Gould White (Profetiza adventista):

 

E L L E N G O U L D W H I T E

 

50+50+5+50+500+5+5+1= 666

 

[W= 5+5 (V+V)].

 

Seria Ellen Gould White também o Anticristo?

 

  • NÃO SURGIRÁ UM ANTICRISTO EM ALGUM TEMPO NO FUTURO, POIS AS ESCRITURAS DECLARAM QUE ELE JÁ ESTAVA PRESENTE AINDA NO PRIMEIRO SÉCULO (1 Jo 4. 3).

 

O texto de (1 Jo 4.3) não declara que o Anticristo (no singular [Veja definição]) já estava presente naqueles dias, apenas declara que a sua influência maligna já existia (“… este é o espírito do Anticristo…”). Quando o apóstolo Paulo declara que estaria presente em “espírito” (ICo 5.3-4) na decisão de punição contra um irmão que estava vivendo em pecado na Igreja de Corinto, ele não estava declarando que estaria pessoalmente lá, mas que a sua influência através das orientações que ele havia transmitido à Igreja os ajudaria nesta tomada de decisão (ICo 5.9).

 

  • O ANTICRISTO SERÁ UM JUDEU?

 

Apesar de muitas especulações serem feitas acerca deste tema, não temos evidências plenamente claras de que o anticristo será de nacionalidade judaica. Algumas pessoas creem que ele terá de ser judeu para que possa ser aceito como o Messias de Israel, mas não temos provas de que ele será aceito exatamente como este Messias pelos judeus.

 

Como o Anticristo fará um pacto com os judeus por um determinado tempo, algumas pessoas creem que ele terá que ser judeu, mas isto não é de se admirar, pois várias vezes os judeus já se aliaram em pactos com nações gentílicas.

 

Não podemos, portanto à base deste argumento acreditar que ele será de nacionalidade judaica (Dn 9.27; Mt 24.15). O texto de Daniel mencionado anteriormente se refere a um governante que descenderá do Império Romano revivido, que terá algum tipo de semelhança com Roma, sem possuir todas as suas características, pois os pés da estátua que Daniel viu do sonho de Nabucodonosor, rei da Babilônia, eram “em parte, de ferro e, em parte de bronze” (Dn 2.33), representando assim, algum tipo de semelhança com o Império Romano, que é simbolizado pelas pernas de ferro da estátua (Dn 2. 40-43), até que seja destruído pelo Reino que não terá fim, o Reino do glorioso Messias (Dn 2.44-45).

 

O profeta Daniel menciona Antíoco Epifânio, da Síria, como uma representação daquele que será o Anticristo (Dn 11.21-45), e, portanto um gentio. A Bíblia também afirma que o anticristo surgirá do “mar”, que na linguagem figurada de Apocalipse aponta para povos gentílicos, e não para judeus (Apl3. 1-10 ver. Apl7. 15).

 

NOTA DO PR MARTINEZ: Achamos pouco provável que o Anticristo não seja um Judeu, pois jamais os mesmos aceitariam tal pessoa como o seu Messias. O mais coerente seria conjecturar que o Anticristo seja um judeu nascido em uma nação gentílica, isso parece mais aceitável!

 

Fonte: Livro – Manual de Respostas Bíblicas, Paulo Sérgio Batista, 2006.

 

Fonte: CACP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário.

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá o meu critério. O Blog O Peregrino tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

O Peregrino.