terça-feira, 30 de novembro de 2021

Maria, a Arca da Aliança e os Pais da Igreja

 

Os católicos argumentam que a Arca da Aliança era um tipo de Maria. Neste artigo, veremos os exemplos de pais da igreja que contradizem esta visão. No século II, Irineu de Lyon escreveu:



Assim é que a arca apontava um tipo do corpo de Cristo, que é puro e imaculado. Pois, como essa arca era dourada com ouro puro tanto dentro como fora, também o corpo de Cristo é puro e resplandecente, sendo adornado dentro pela Palavra e fora protegido pelo Espírito para que, em ambos os materiais, o esplendor das naturezas possa ser exibido juntos. (Fragmentos 48)



Hipólito, no século III, também viu Jesus ao invés de Maria na arca. Ele menciona Maria ao descrever Jesus como a arca, por isso não se pode argumentar que ele não estava pensando em Maria neste contexto:



Naquele tempo o Salvador apareceu e mostrou seu próprio corpo ao mundo, nascido da virgem, que era a "arca coberta de ouro puro ", com a palavra dentro e sem o Espírito Santo. Deste modo, a verdade é demonstrada e a "arca" se manifestou (...) o Salvador apareceu ao mundo, trazendo a arca imperecível - seu próprio corpo. (Sobre Daniel 2:6)



Vitorino, também no século III, vê a arca como representando as bênçãos que Jesus trouxe à humanidade. Ele nos diz que o templo é Jesus, o que significa que a arca está dentro de Jesus. Os católicos romanos fazem o argumento oposto, alegando que a arca, sendo Maria, carrega Jesus:



"E abriu o templo de Deus, que está no céu". O templo aberto é uma manifestação de nosso Senhor. Pois, o templo de Deus é o Filho, como Ele mesmo diz: "Destrua este templo, e em três dias o levantarei". E quando os judeus disseram: "Em quarenta e seis anos foi este templo construído". O evangelista diz: "Ele falou do templo de Seu corpo". "E foi visto em seu templo a arca do testamento do Senhor". A pregação do evangelho e o perdão dos pecados, e todos os presentes, tudo o que veio com ele, ele diz, apareceu nela. (Comentário sobre o Apocalipse do abençoado João 11:19)



Agostinho, no século V, também escreveu:



"Levanta-te, ó Senhor, toma teu lugar de descanso" (v. 8). Ele disse ao Senhor adormecido, "Levanta-te". Sabemos que dormia e que ressuscitou (...) "Tu e a arca de vossa santificação": Quer dizer levanta-te a arca da tua santificação, que Tu santificaste, e pode levantar também. Ele é o nosso chefe, sua arca é a Sua Igreja: Ele levantou primeiro, a Igreja irá levantar também. O corpo não se atreveria a prometer sua própria ressurreição, salvo se a cabeça levantasse antes. O corpo de Cristo, que nasceu de Maria, tem sido entendido por alguns como a arca de santificação, de modo que as palavras significam: Levanta-te com o teu corpo, para aqueles que não acreditam possam tocar. (Comentários dos Salmos 132:8)



Percebam como, num mesmo texto em que Maria é mencionada, Agostinho relaciona a arca à Igreja. Ele ainda cita que outros relacionam o corpo de Cristo a Arca, mas não há relação entre a arca e Maria. 

 

 

 

 

 

Fonte: respostascristas.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário.

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá o meu critério. O Blog O Peregrino tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

O Peregrino.