“Até onde posso ir sem
que seja pecado?” – Essa mentalidade cobre grande parte das perguntas
que as pessoas fazem. Das perguntas que me fazem – ainda que usando
outras palavras. Gostamos do conforto da ideia de que podemos fazer o
que desejamos sem culpa... portanto, sem arrependimento... Isso me faz
lembrar uma história.
Há uma história sobre
Tetzel, o monge dominicano que viveu no século XVI na Alemanha vendendo
indulgências para construir o Vaticano - o que escandalizou Martinho
Lutero e o fez se levantar naqueles dias. Tetzel costumava cantar uma
pequena cantiga: “sobald das Geld im Kasten klingt, Die Seele aus dem
Fegfeur springt "(" Tão logo o seu dinheiro cai em minha caixa, e tua
alma pula livre do fogo do Purgatório!').
Um ladrão aproximou-se
dele e perguntou quanto custaria uma indulgência para perdoar todos os
seus pecados passados. 'Mil peças de ouro.' "E quanto custaria para
perdoar todos os meus pecados futuros também? '"Mais duas mil' "Tudo
bem, aqui está, três mil. Dá-me a indulgência." - 'Aqui está. Obrigado,
disse Tetzel.' - "E agora, disse o ladrão, aqui está um daqueles
pecados futuros. Está vendo esta espada? Me Devolva as três mil peças.'"
Peter Kreeft, Céu (São Francisco, 1980), páginas 186-187.
É a impenitência (falta
de temor a Deus, falta de arrependimento, mundanismo...) que “vende”
indulgências hoje. ( Diz o que você quer ouvir por um preço. Usa
psicologia secular e não a Verdade – porque deseja simpatia, ser visto
como culturalmente relevante, ser admirado como líder, ganhar um
membro...).
É a Impenitência (falta
de temor a Deus, falta de arrependimento, mundanismo...) que compra
indulgências. Impenitência compra ou rouba – como o ladrão de Tetzel.
Qual é a diferença moralmente? (Quem faz esse tipo de pergunta já
decidiu que vai crer no que lhe for conveniente) Sem arrependimento,
qualquer aparência de cristianismo é deixado inevitavelmente no absurdo
caricato. Com arrependimento, motivado pela graça de Deus em Cristo, a
beleza da honestidade começa a aparecer onde antes havia apenas absurdo e
racionalização. Com arrependimento tudo muda – Não estamos mais
preocupados até onde posso ir sem que seja pecado – nossa preocupação é:
“Como Deus pode ser mais glorificado em minha vida?” É sempre a falta
de temor a Deus e o egocentrismo que tenta encontrar exceções,
brechas...
Sempre haverá um Tetzel. Sempre haverá alguém para comprar o que ele vende – que você não seja nenhum dos dois.
Por Josemar Bessa
Fonte: http://ministeriobbereia.blogspot.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
1 - Poste somente o necessário.
2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.
3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.
4 - A aprovação de seu comentário seguirá o meu critério. O Blog O Peregrino tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.
O Peregrino.