"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre." (I Pe 1.23)
Há muitos que se dizem filhos de Deus, sem, contudo, o ser. Quem quer que seja, só pode se tomar filho de Deus se nascer de novo.
Jesus deixou claro que o novo nascimento é importante (Jo 3.3). Não há salvação sem o novo nascimento.
O QUE O NOVO NASCIMENTO NÃO É
Não é um nascimento físico. Não é uma repetição do nascimento. Quando Jesus falou sobre nascer de novo, Nicodemos ficou chocado. Embora fosse um fariseu, mestre da lei, pensou que Jesus estivesse falando de um nascimento físico (Jo 3.4). Jesus disse que não.
Não é geração natural, hereditária. O fato de alguém ser nascido de novo não garante que o seu filho o seja. Portanto, o ter nascido em tal religião não faz uma pessoa nascida de novo.
Não é produto do esforço humano. Não é um nascimento da “carne”, ou do “sangue”, nem da vontade do homem (Jo 1.13).
Não é reencarnação. “O que é nascido da carne é carne”. Se fosse possível uma pessoa nascer repetidas vezes aqui na terra, seria sempre carne. Jesus falou de um nascimento do Espírito. A Bíblia ignora o assunto da reencarnação. A Bíblia só fala em ressurreição. A Bíblia diz que o homem morre só uma vez (Hb 9.27).
Não é reforma moral. Não é um aperfeiçoamento moral nem reforma religiosa. Não basta tomar parte nas atividades da igreja. E não é deixar os vícios. Nada disso faz nascer de novo.
Não é rito batismal. Muitos creem que o batismo é um meio de salvação. Quando a Bíblia fala em “lavar regenerador” (Tt 3.5) ou “nascer da água e do Espírito” (Jo 3.5) a referência é figurativa, e tem em vista a Palavra de Deus, que produz o novo nascimento. Não é o batismo nas águas.
O QUE O NOVO NASCIMENTO É
Um nascimento espiritual. De cima. As palavras gregas traduzidas por “de novo”, em Jo 3.3, querem dizer “de cima”, ou seja, nascer de Deus. Trata-se de um milagre em que a pessoa é gerada de novo por Deus. Daí, o nome “regeneração”. É nascimento “de Deus” (I Jo 5.4).
Regeneração. Quer dizer que o homem é “gerado de novo”. Não é uma geração natural, mas espiritual. Em Tito 3.5. a palavra “regeneração” tem sentido de renovação do indivíduo, transformação da personalidade. No sentido de “gerar de novo”, encontramos a mesma palavra em I Pe 1.3,23. Regeneração é, pois, uma vida recriada, para viver segundo a natureza recebida de Cristo.
RESULTADOS DO NOVO NASCIMENTO
Uma nova natureza. O ser tem a natureza daquele que o gera. Se o homem nasce de Adão, tem a natureza de Adão. Mas, se nasce de Deus, tem a natureza de Deus (Jo 1. 12). Os aspectos exteriores da pessoa podem não declarar que ela é filho de Deus. Mas é (1 Jo 3.2). A Bíblia diz, claramente que quem nasce de novo tem a natureza divina (2Pe 1.4). Porque é nascido da semente divina
Libertação do pecado. Quem tem nova natureza (nasce de Deus) não vive na prática do pecado (I Jo 3.9).
Tudo se torna novo. “Se alguém está cm Cristo, é nova criatura” (2Co 5.17). O que vale é ser nova criatura (Gl 6.15).
Novos motivos, novos desejos. Antes de nascer de novo, o homem faz a vontade da carne e dos pensamentos (Ef 2.2). Quando nasce de novo, tem desejos espirituais (Rm 8.5,9).
Torna-se filho de Deus. Filho legítimo (1 Jo 3.2). Tendo sido gerados por Ele, recebemos sua própria natureza e somos seus filhos, de verdade.
COMO NASCER DE NOVO
O novo nascimento é operado pela Trindade divina no homem, através da Palavra de Deus. Vejamos:
Jesus providenciou o meio de salvação. A obra de Jesus na cruz, que o Pai planejou e foi executada pelo Filho, possibilita a nossa salvação. O novo nascimento. Nenhum esforço próprio é exigido de nós. Não temos que fazer obras para isso.
A Palavra é a Semente. Para todo nascimento é necessário uma semente. A Palavra de Deus é a Semente que, fecundada, faz germinar e surgir uma nova criatura (Tg 1.18; IPe 1.23).
O Espírito é o Agente. O Espírito Santo é quem realiza a regeneração (Jo 3.5). Ele é o que fecunda a Palavra e a faz produzir no homem uma nova criatura, com uma nova natureza, segundo Deus.
Do lado humano é preciso:
Consentir que Deus efetue a obra do novo nascimento. É preciso atender ao convite de Deus
Crer na Palavra de Deus e no nome do Senhor Jesus (Ap 22.17).
Receber Jesus como Salvador (Jo 1.12).
A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO
Por causa do pecado do homem. Todo homem precisa nascer de novo, porque é pecador (Rm 3.23). O pecado perverteu a natureza humana e isso o faz necessitado do novo nascimento. Nada substitui o novo nascimento (Gl 6.15).
Por causa da santidade de Deus. O homem não é santo, mas Deus é. Pelo novo nascimento, o homem adquire uma nova natureza, a natureza de santidade de Deus. Ser santo é uma exigência de Deus (Lv 20.26).
O homem é um ser religioso. Sua alma tem sede de Deus (Sl 42.2). Mas ele só pode chegar-se a Deus pelo novo nascimento.
Nascer de novo nos leva para um novo relacionamento com Deus Um relacionamento de filho para com o Pai. Se alguém precisa nascer de novo, faça-o agora mesmo, crendo em Jesus recebendo-o como Salvador.
———
LIVRO: PASSO A PASSO COM CRISTO – LERBAN, JOÃO LEÃO DOS SANTOS XAVIER
Fonte: CACP
Imagem: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
1 - Poste somente o necessário.
2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.
3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.
4 - A aprovação de seu comentário seguirá o meu critério. O Blog O Peregrino tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.
O Peregrino.