domingo, 4 de julho de 2021

O uso correto da Bíblia


Não interprete a Bíblia partindo da cultura em que você vive. Assim você estará usando os “óculos” ao contrário. É a Bíblia que deve ser usada para interpretar a cultura.
Nesse sentido tenho visto muitas práticas sendo justificadas com o seguinte argumento: “Mas, os tempos mudaram. A cultura nos tempos bíblicos era outra. Hoje é diferente”. De fato, a cultura era outra, os tempos eram diferentes, mas, a Palavra de Deus continua sendo a mesma. Ela tem o poder de mudar qualquer cultura, e nenhuma cultura tem o poder de mudar a Palavra de Deus, mas, quando muito de desobedecê-la. E as “mudanças” que vejo muitos fazendo em relação à cultura e a Bíblia, não são mudanças, mas, desobediência.


Um exemplo disso é a prática da ordenação feminina para serem pastoras, presbíteras e diaconisas (não vou nem falar de “bispa” porque isso não existe nem na Gramática, o que se dirá na Bíblia!). Essa prática está em pleno acordo com uma cultura que pôs tudo de pernas para cima, mas, nada tem a ver com o que a Bíblia diz e ordena sobre a estrutura da liderança.


Não se trata de capacidade da mulher ou do homem, nem mesmo de dedicação de um ou do outro. Trata-se de um princípio bíblico que Deus estabeleceu. Conheço muitas mulheres competentes, que fariam muito bem aos seus esposos, lares, igrejas e outras instituições se decidissem cumprir o papel que Deus lhes deu: auxiliadoras. Porém, se elas estão aí ocupando a liderança que Deus determinou ao homem, elas não são as únicas rebeldes e culpadas por essa desobediência. A “safra” de homens irresponsáveis, frouxos e folgados está aumentando a cada geração. É uma praga! E por isso está aumentando? Não é por causa da “inversão de papéis”. Não existe inversão de papéis, mas, sim, abandono dos papéis: a mulher deixou de ser auxiliadora para ser a líder, e o marido deixou de ser líder do lar para ser apenas um peso morto sobre o sofá.
Voltemos à Palavra de Deus. Homens, sejamos cabeça de nosso lar (cabeça pensa, direciona, cuida do corpo); mulheres, mostrem para nossas crianças que a competência de nada vale se não estiver associada à obediência à Palavra de Deus.

 

Rev. Olivar Alves Pereira

 

Fonte: http://www.noutesia.com.br

Imagem: Google

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário.

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá o meu critério. O Blog O Peregrino tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

O Peregrino.