sábado, 15 de setembro de 2018

Esvazie-se

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, existindo em forma de Deus, não considerou o fato de ser igual a Deus algo a que se devesse apegar, mas, pelo contrário, esvaziou a si mesmo, assumindo a forma de servo e fazendo-se semelhante aos homens. Filipenses 2:5-7

Não existem duvidas de que esta passagem é uma das mais emocionantes das escrituras, isto porque o apostolo elabora, com muita maestria, um pensamento progressivo acerca do que foi revelado pelo Cristo no Evangelho.

O contexto imediato destes versos explica o porquê de Paulo resumir a obra de Cristo, ele incentiva os filipenses a viverem em unidade e harmonia, também incita a que confessem suas desavenças e discórdias, para isto era necessário que deixassem de lado toda ambição pessoal, orgulho e status para abrigarem em seus corações o desejo humilde de servir.

Esta foi à essência da vida de Cristo, por isto seu apelo final é o exemplo que Jesus deixou.

O apóstolo escolhe meticulosamente cada uma de suas palavras para mostrar a realidade tanto da divindade como da humanidade de Jesus Cristo.

Ele diz que Jesus era inalteravelmente Deus, mas que não usou de sua divindade como algo a que devesse se apegar, mas ao contrario, esvaziou-se para se tornar homem.

A tradução mais próxima do que Paulo quer dizer é “fez a si mesmo sem reputação”, ou seja, mesmo sendo notoriamente Deus, encarnou-se de tal maneira que viveu plenamente como homem.

Paulo apela para que os filipenses não considerem seus interesses próprios como maiores do que os interesses dos outros, mas que entendam que os problemas de um são problemas de todos e faz isto baseado no mistério da encarnação.

Não podemos entender completamente como o Deus eterno assumiu um corpo temporal, como o ilimitado decidiu limitar-se, enfim, só nos resta prestar reverencia Aquele que mesmo na fome, no cansaço e nas lágrimas é Deus todo-poderoso.

O maior exemplo de altruísmo dado à igreja foi do seu fundador. Jesus mostrou que a melhor maneira de ensinar algo é mostrando como se faz e para isto decidiu, em sua soberana vontade, abrir mão de muitos privilégios de sua divindade para viver limitado a tudo aquilo que nos limita.

Preocupou-se com tudo o que preocupava os homens e até com aquilo que não os preocupava devido aos olhos estarem cegados pelo pecado. Tendo os amado, amou-os ate o fim.

Pense nisto!

Abra mão de suas prerrogativas e assuma as necessidades de outros, não como demonstração de obras, mas tendo como decisão para tal serviço apenas o amor com que Cristo abriu mão de si mesmo para servir os seus, inclusive você.

Viver apenas Evangelho é buscar incessantemente viver apenas Cristo e sua vida altruísta.

Fonte: napec.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário.

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá o meu critério. O Blog O Peregrino tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

O Peregrino.