segunda-feira, 20 de agosto de 2018

O Cristianismo é Teocêntrico

"O propósito imediato de Paulo na Epístola aos Colossenses era insistir que Cristo criara todos aqueles seres [espíritos sobrenaturais ou anjos] e que, portanto, Ele era superior a eles. Nós hoje também precisamos informar às pessoas que Cristo é o Criador do Céu e da Terra; mas, além disso, por causa do secularismo naturalista ou humanista que domina nossa cultura, devemos compreender que os que estão conosco são mais do que os que estão contra nós, pois as montanhas circundantes estão cheias de cavalos e carros de fogo. Que Deus abra nossos olhos para ver através da poluição do secularismo do século XX.
Depois de nomear essas categorias de espíritos celestes, Paulo acrescenta: 'O universo foi criado por ele e para ele', isto é, por Ele ou por Seus propósitos. Hoje, até mesmo cristãos aparentemente devotos nutrem ideias antropocêntricas. Eles acham que Deus criou o mundo para eles, e não para Si mesmo. Mas o Cristianismo é teocêntrico. Eles preferem cantar: 'Oh, quão feliz eu sou!' em vez de Glória a Deus nas alturas!. Mesmo as palavras que seguem a doxologia são mal entendidas: 'Paz na terra, boa vontade para com os homens', ou pior: '... paz aos homens de boa vontade'. O que o anjo realmente disse, um pouco expandido, era '... e na Terra paz com Deus entre aqueles homens a quem Deus concede Seu prazer soberano'. A religião teocêntrica não nos proíbe de falar de nossa própria condição. Os Salmos são cheios de reflexões pessoais: 'Levanto os meus olhos para os montes...'; 'Alegre-me quando me disseram...' Mas as frases nos Salmos 121 e 122 que seguem estas palavras mostram que seu pensamento está centrado em Deus. Se devemos enfatizar um lado sobre o outro, que seja o lado de Deus."

Por: Gordon Clark



CLARK, Gordon H. Commentaries on Paul's Letters: Ephesians, Colossians, First and Second Thessalonians. The Works of Gordon Haddon Clark. Volume 12. (Unicoi: Trinity Foundation, 2005). Pp. 173-174. 
Tradução: Luan Tavares.


Fonte: http://defesaapologetica.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário.

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá o meu critério. O Blog O Peregrino tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

O Peregrino.