NASCIDO HÁ 5 MIL ANOS, O HINDUÍSMO É UM CONJUNTO DE DOUTRINAS, TRADIÇÕES E PRÁTICAS RELIGIOSAS PERTENCENTES A POVOS DIFERENTES QUE SE INSTALARAM NA ÍNDIA, NO VALE DO RIO GANGES, DURANTE O SEGUNDO MILÊNIO ANTES DE CRISTO. SEUS SEGUIDORES A CHAMAM DE "RELIGIÃO ETERNA" POIS NÃO SE CONHECE NENHUM FUNDADOR HUMANO. SUAS TRADIÇÕES, TRANSMITIDAS ORALMENTE POR CENTENAS DE ANOS, PASSARAM A SER REGISTRADAS NOS "QUATRO LIVROS DOS VEDAS". "VEDA" QUER DIZER "CONHECIMENTO", CONHECIMENTO DE RITOS E HINOS QUE PRODUZAM "BRAHMAN" (ESPÉCIE DE FORÇA QUE DIZEM ESTAR NAS ORIGENS DE TUDO, PARA GARANTIR A ORDEM CÓSMICA, O PODER DOS DEUSES E O DESTINO DAS PESSOAS).
NO HINDUÍSMO HÁ MILHARES DE DEUSES, MAS DIZEM, TODOS ELES FORMAM UM GRANDE ESPÍRITO UNIVERSAL ÚNICO, QUE ESTAVA NA ORIGEM DA CRIAÇÃO, QUE GARANTE A VIDA DAS CRIATURAS E QUE PERMITE A REENCARNAÇÃO DAS ALMAS. OS DEUSES, NORMALMENTE SÃO REPRESENTADOS COM MUITOS BRAÇOS E MUITAS CABEÇAS, QUE SIMBOLIZAM SEUS DIVERSOS PODERES. OS PRINCIPAIS DEUSES DO
HINDUÍSMO SÃO TRÊS: BRAHMA, O CRIADOR; VISHNU, O QUE CONSERVA A VIDA; E SIVA QUE É AO MESMO TEMPO CRIADOR E DESTRUIDOR.
A ALMA PARA ELES, PODE VIVER NO CORPO DE PESSOAS OU ANIMAIS. ACREDITAM QUE: QUEM FAZ O BEM REENCARNA NUM SER MAIS NOBRE, PORÉM, QUEM FAZ O MAL, PODE REENCARNAR EM CASTA INFERIOR, OU NO CORPO DE UM ANIMAL, CADA VEZ MAIS DESPREZÍVEL, ATÉ CHEGAR AOS RÉPTEIS E INSETOS (!). ESTE CICLO SÓ TERMINA QUANDO A ALMA, DEPOIS DE SUA TOTAL PURIFICAÇÃO ALCANÇA A LIBERTAÇÃO DEFINITIVA. NO HINDUÍSMO EXISTE UM GRANDE RESPEITO PELOS ANIMAIS, SOBRETUDO PELA VACA, O MACACO E A SERPENTE. ESTES ANIMAIS SÃO CONSIDERADOS "SAGRADOS", PORQUE DE PREFERÊNCIA, É NELES QUE A DIVINDADE COSTUMA SE MANIFESTAR (!).
MAHATMA GANDHI FOI CONSIDERADO O MAIOR DELES. LUTOU CONTRA OS COLONIZADORES E, COM O MÉTODO DA DESOBEDIÊNCIA CIVIL E DA NÃO-VIOLÊNCIA, CONSEGUIU LEVAR A ÍNDIA À CONQUISTA DA INDEPENDÊNCIA. MORREU ASSASSINADO POR UM FANÁTICO HINDU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
1 - Poste somente o necessário.
2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.
3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.
4 - A aprovação de seu comentário seguirá o meu critério. O Blog O Peregrino tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.
O Peregrino.