O Sábado foi dado antes do Sinai? - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

domingo, 6 de outubro de 2013

O Sábado foi dado antes do Sinai?



ARGUMENTO: Êxodo 16:29: “Vede, visto que o Senhor vos deu o Sábado, por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, que ninguém saía do seu lugar no sétimo dia”.
Afirmam os Adventistas: “O Sábado foi dado antes do Sinai, logo o Sábado foi guardado desde a criação e deve ser observado”.
RESPOSTA: Aqui é a primeira vez que aparece a ordem de se guardar o Sábado. Tal mandamento era uma observância nova para os Israelitas. A saída dos israelitas do Egito marcou uma nova época na vida deles. Deus lhes deu um novo ano e um novo princípio de meses (Êx.12:2). O vrs.30 é digno de nota, pois diz: “Assim repousou o povo no sétimo dia”(o texto da entender que o povo nunca o tinha feito antes). Por essa razão, Israel a partir daquele momento passou a descansar no sétimo dia, e não desde a época de Adão como querem os sabatistas. Outras passagens confirmam essa idéia: “E sobre o monte de Sinai desceste… E o teu Sábado lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo” (Ne.9:13-14). “E os tirei da terra do Egito, e os levei ao deserto. E dei-lhes os meus estatutos, e lhes mostrei os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem viverá por eles. E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles…” (Ez.20:10-12). Quando Deus lhes deu o Sábado? Quando os tirou da terra do Egito. Onde Deus lhes deu o Sábado?
No deserto. Para quem Deus deu o Sábado? Aos Israelitas (Dt.5:15), desde que o Sábado foi dado como um memorial. Fomos tirados da terra do Egito? Se não fomos, o texto não nos diz respeito e sim só aos Israelitas.

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom