Oposição Satânica - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Oposição Satânica

Tirado do comentário de 1 e 2 Tessalonicenses 

Paulo diz que até agora Satanás o impediu de retornar aos tessalonicenses. A Bíblia se refere a Satanás como um espírito maligno que é capaz de pensar, comunicar e produzir vários efeitos naturais e mentais. Há aqueles teólogos e pregadores que minimizam o papel de Satanás em eventos humanos. Mas os escritores das Escrituras não acham estranho atribuir ao diabo até mesmo algumas ocorrências aparentemente rotineiras. Qualquer tendência a eliminar gradualmente Satanás em nossa teologia e pregação não vem da Escritura, mas muito provavelmente de preconceitos e fobias particulares, ou da influência de não-cristãos que consideram uma superstição acreditar que há um demônio pessoal (que existe um demônio, e que ele é uma pessoa). Agora, se os não-cristãos também podem nos convencer de que a crença em Deus é também uma superstição, a destruição do cristianismo seria completa. Mas Satanás existe exatamente como Deus existe, e é Deus que nos diz através da Escritura que Satanás existe. Não é uma opção para os cristãos afirmarem que há um demônio, que ele é uma pessoa, e que ele é ativo no mundo.

Então, alguns se desculpam com a ideia de que a ressurreição de Cristo sinaliza uma vitória tão esmagadora sobre Satanás que, mesmo que o diabo permaneça ativo, é desnecessário estar consciente dele e ainda menos falar dele como se tivesse uma mão nos problemas de rotina que ocorrem em nossas vidas e ministérios. Nossa passagem é evidência de que seu pensamento é contrário à Escritura. A menos que Satanás tivesse aparecido pessoalmente e fisicamente contido a Paulo e seus companheiros, o apóstolo poderia talvez especificar a maneira que eles tinham sido impedidos em vez de fazer uma referência direta ao diabo. A razão poderia ser clima hostil, clima político perigoso, oposição religiosa severa, fundos insuficientes, ou emergências de ministério. Mas mesmo que Satanás os tivesse impedido por tais coisas, como era possivelmente o caso, Paulo decide explicar sua ausência pela declaração: "Satanás nos parou." Pode haver uma razão para essa escolha, mas a questão é que uma referência direta a um demônio pessoal não é o último recurso, mas sim a explicação apropriada. Se nunca percebermos os acontecimentos desta maneira, é porque o diabo se aposentou, ou porque, em um afastamento da Escritura, desnaturalizamos e desespiritualizamos nossa teologia.

Deus é todo-poderoso e onisciente, e isso significa que ele é mais forte do que Satanás, e que ele sempre sabe o que Satanás está fazendo. Isso, por sua vez, significa que tudo o que Satanás faz é permitido por Deus, já que Deus sabe disso, mas não o impede. Em breve, lembrarei que o papel de Deus na ocorrência do mal é, de fato, muito mais ativo e direto do que a mera permissão, mas, neste momento, desejo relacionar a atividade de Satanás com o propósito de Deus. Ou seja, o propósito de Deus está por trás da atividade de Satanás, por isso não é o caso que Satanás desenha e faz com que seus planos malignos todos por conta própria, e que Deus não pode fazer nada mais do que reagir contra eles. Pelo contrário, uma vez que Deus é um ser inteligente, já que ele sabe o que Satanás faria antes de fazê-lo, e uma vez que ele é capaz de parar Satanás, mas não, isso deve significa que ele tem um propósito em não detê-lo. Há uma razão para isso. Assim, seria verdade que Deus tem um propósito nas más obras de Satanás, mesmo que apenas o tenhamos considerado um pouco passivo em relação a elas, como em simplesmente permitir ou não detê-las.

No entanto, é impossível que Deus seja passivo em tudo o que acontece, uma vez que nada além da divindade tem o poder da divindade, de modo que nenhum objeto criado tem o poder dentro de si para sustentar-se (incluindo sua própria mente) ou o poder dentro de si para produzir qualquer efeito em outro objeto. Se ele tem o poder dentro de si para se sustentar, então, por definição, não exigiria que Deus continuasse a existir - teria o poder da existência própria e, portanto, uma existência independente de Deus. Isso, por definição, tornaria essa deidade objetiva em si mesma. Entre outras razões  tornaria isso impossível, a revelação bíblica não pode se harmonizar com isso, uma vez que declara que Deus sustenta todas as coisas por seu poder. Uma negação semelhante é feita contra a ideia de que um objeto criado pode ter poder dentro de si para influenciar outro objeto. Em vez, Somente Deus tem esse poder. Em outras palavras, quando a existência e a causalidade são consideradas neste nível final ou metafísico, Deus é o único poder que sustenta todas as coisas e que causa todas as coisas. No sentido absoluto, Deus é a única causa de qualquer coisa.

Dito isso, quando os objetos criados servem como pontos de referência para uma discussão, e quando estamos falando sobre as relações entre objetos criados sem referência ao poder metafísico, que tem controle absoluto e imediato sobre eles e que os sustenta e faz com que seus movimentos e efeitos, então é legítimo referir-se a objetos criados como causas. Estamos então, estritamente falando, não se referindo a causas como tais (já que Deus é a única causa real), mas relações entre objetos criados. Essas relações, é claro, também são determinadas por Deus, a causa real. Mas, novamente, é desnecessário mencionar isso quando a discussão permanece em um nível relativo, um nível onde apenas as relações entre objetos criados são consideradas.
Por exemplo, uma vez que a soberania divina absoluta é assumida, quando o objeto X se move e golpeia o objeto Y, e o objeto Y, por sua vez, se move, entendemos que o objeto X não tem poder para mover-se ou fazer com que o objeto Y se mova. Pelo contrário, Deus faz com que X se mova em direção a Y, e faz com que Y se mova quando X a toca. O movimento de Y, portanto, é em si mesmo independente do fato de que X o atinge. A correlação só existe porque Deus provoca os respectivos movimentos, estabelecendo assim uma relação entre os dois objetos criados. Qualquer menção das leis da físicas, energia cinética, e tais coisas, são irrelevantes. Mesmo se ignorarmos as falácias inerentes a todas as explicações científicas por agora, Deus ainda seria ativamente e diretamente soberano sobre qualquer coisa que seja mencionada como forças e causas naturais, o ponto aqui é que, embora esta seja a explicação metafísica, é inteiramente aceitável no discurso cotidiano falar de X e Y como causas, desde que se entenda que estamos falando em um sentido relativo, isto é, sobre as relações entre objetos criados. Neste caso, poderíamos dizer que o objeto X move o objeto Y.

Uma analogia pode ser útil. Quando Jesus ordena seus discípulos, ele lhes diz: "Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os que têm lepra, expulsem demônios. Livremente recebestes, dai gratuitamente "(Mateus 10: 8). O comando é para que eles curem os doentes, eles levantem os mortos, expulsem os demônios, e assim por diante. Mas entendemos que é de fato a vontade e o poder de Deus que realiza cada milagre. Os discípulos não têm poder em si para produzir esses efeitos, como Pedro reconhece mais tarde: "Homens de Israel, por que isso o surpreende? Por que você nos olha como se por nosso próprio poder ou piedade tivéssemos feito este homem andar? "(Atos 3:12). Em termos de poder metafísico, os discípulos não têm capacidade de curar, mas em termos de relações entre criaturas, e quando adequadamente compreendidos, é aceitável dizer que os discípulos "curaram os doentes.

Quando nos referimos a um objeto criado como se tivesse algum poder, estamos falando nesse nível relativo. E é nesse sentido que reconhecemos a eficácia de Satanás em impedir o apóstolo e seus companheiros. Novamente, a razão pela qual o controle soberano de Deus sobre a atividade de Satanás é mencionado é sugerir que há um propósito divino para este obstáculo demoníaco ao ministério apostólico. Nossa ignorância do propósito de Deus, apesar de considerável, é muitas vezes exagerada. Cada evento na providência de Deus é tão calculado e tão interligado com outros eventos que seria impossível para qualquer pessoa humana compreender todas as razões de um único evento. No entanto, muitas vezes podemos entender pelo menos algumas razões amplas para um evento.

Podemos sugerir várias razões dentro do propósito de Deus para o impedimento de Satanás do ministério apostólico. Algumas delas são certezas, uma vez que são universalmente aplicáveis. Embora outros parecem ser meras possibilidades, nenhuma correlação pode ser considerada acidental, uma vez que Deus sabe e faz com que todas as coisas, de modo que mesmo o que parece ser uma correlação deve ser considerado intencional na mente de Deus. É desnecessário delinear todas as razões reais ou possíveis, já que o nosso propósito atual é mostrar que há razões no propósito de Deus para que o mal aconteça, que eles trabalhem para a glória de Deus e o bem dos eleitos, e que sabemos pelo menos algumas dessas razões.

Com isso em mente, uma razão para o obstáculo de Satanás que pode não ser tão óbvio, mas que está bem diante de nós, é que esta carta aos Tessalonicenses poderia ser escrita. Os cristãos de Tessalonicenses e todos os cristãos daí em diante são os beneficiários. Proporciona a ocasião para que uma carta seja escrita e forneça o contexto para que Paulo escreva o que escreve nele. Como a segunda carta aos tessalonicenses compartilha o fundo idêntico ao primeiro, esta razão se aplica a ambas as letras. Ambas as cartas contêm doutrinas importantes que não teriam sido entregues a nós em sua forma atual se Paulo tivesse retornado aos tessalonicenses. É claro que Deus os teria libertado de outra forma se quisesse entregá-los de outra forma, mas queria registrar essas doutrinas na forma que temos agora.

Outra razão para o impedimento de Satanás é que, uma vez que Paulo foi incapaz de alcançar os tessalonicenses, dá uma oportunidade para que esses novos convertidos sejam "ensinados por Deus" (4: 9). É claro que Deus ordenou que sua palavra fosse dada por mestres humanos, mas isso não significa que ele esteja inativo na conversão e maturação dos cristãos. Ele reservou o papel mais importante para si mesmo: "Assim, nem o que planta, nem o que rega é alguma coisa, mas somente Deus, que faz crescer as coisas" (1 Coríntios 3: 7). Algumas coisas são impossíveis para o homem alcançar, ou não até mesmo para tentar, de modo que só Deus pode receber a glória.

Embora ele use mestres humanos, a extensão de sua contribuição pode variar em cada instância como determinado pela providência de Deus. Neste caso, a situação obriga o apóstolo a apelar abertamente a Deus, para que ele possa fazer os tessalonicenses aumentarem em amor, e para que ele possa fortalecer seus corações e mantê-los irrepreensíveis na vinda do Senhor Jesus Cristo (3: 12-13). O apóstolo, é claro, está sempre disposto a reconhecer a graça e o poder de Deus na preservação dos escolhidos, mas às vezes a providência de Deus ajuda a tornar evidente o que os homens fiéis sempre enfatizam, que eles são agentes confiados à Palavra de Deus e fortalecidos pelo Espírito de Deus. É Deus "que faz crescer as coisas", ou que faz com que seu esforço se torne efetivo.

Às vezes as pessoas aplicam mal a doutrina da soberania divina com o resultado de que estão confusas sobre sua responsabilidade moral, ou sobre a base e extensão de sua responsabilidade. Por exemplo, alguns podem pensar que se é Deus que controla Satanás, isso implicaria que não devemos resistir às atividades malignas de Satanás. Ou, se está estabelecido que devemos resistir às atividades malignas de Satanás, então isso implicaria que Deus não é o que controla Satanás. Em outras palavras, se Deus controla o mal, então não devemos resistir ao mal, mas uma vez que é a premissa mais popular de que devemos resistir ao mal, é comumente assumido que Deus não controla o mal.

Muitos daqueles que afirmam a doutrina da soberania divina também estão infectados com esta maneira de pensar, de modo que, mesmo quando dizem que Deus é soberano sobre o mal, ainda o distanciariam de uma manipulação ativa, direta e imediata do mal. O resultado é uma contradição flagrante em sua teologia: Deus é soberano sobre todas as coisas ou não? Qualquer posição que faça o controle de Deus sobre o mal passivo ou indireto é, de fato, uma negação de sua soberania absoluta e exaustiva e, portanto, uma negação de Deus - na verdade, para eles o Deus da Bíblia não pode existir.

No entanto, essa dificuldade com a soberania divina e a responsabilidade moral é um falso dilema que se baseia na suposição arbitrária e não bíblica de que, onde a soberania divina se intrometa, ela destrói a responsabilidade moral. Não há nenhuma razão bíblica ou racional para sugerir isso. A fé cristã afirma que Deus é soberano em todas as esferas da vida, de modo que seus mandamentos morais definem para nós o que é bom e mau, certo e errado. Portanto, se Deus nos diz para resistir a Satanás, então devemos resistir a Satanás. Não tem nada a ver com quem controla Satanás. Nossa responsabilidade moral é definida pelos mandamentos de Deus sobre o que devemos fazer, e não os decretos de Deus sobre o que ele faria ou o que ele faria com que ocorresse.

Neste ponto, a questão é colocada, se Satanás está sob o controle de Deus, então por que Deus faria Satanás realizar atos malignos e, em seguida, nos ordenar a resistir a Satanás? É decepcionante que muitos crentes façam essa pergunta. Primeiro, a questão surge da rebelião, pois quem é você para questionar Deus (Romanos 9: 19-21)? E em segundo lugar, a questão surge da loucura, uma vez que a Bíblia responde repetidamente. Não lhes ocorre que Deus não pode fazer com que Satanás faça o mal por si mesmo, para que o mal triunfe, mas que, entre outras razões, seja para produzir situações em que os eleitos resistam ao mal. Assim, não há mistério ou paradoxo entre o ordenamento de Satanás por Satanás para realizar o mal e os cristãos comandados por  Deus para resistir ao mal, pois pode ser que o objetivo seja educar os eleitos através da resistência ao mal em primeiro lugar.

Uma vez que o mal não é um fim em si mesmo e uma vez que o próprio mal não é o ponto final do plano de Deus, mas como o propósito de Deus é a perfeição dos santos, é perfeitamente sensato que Deus ordene o mal e então diga aos eleitos para resisti-lo. Tiago escreve: "Considerai-a pura alegria, meus irmãos, sempre que enfrentais provações de muitas espécies, porque sabes que a prova da tua fé desenvolve a perseverança. A perseverança deve terminar sua obra para que você possa ser maduro e completo, não faltando nada "(Tiago 1: 2-4). O plano de Deus não é que o mal possa prosperar, mas que seu próprio povo "seja maduro e completo, não falte nada". Há outras razões para Deus ordenar o mal, mas por agora essa explicação é suficiente para mostrar que é desnecessário apelar ao mistério ou ao paradoxo. Deus usa Satanás e não-cristãos para sua própria glória e para nosso benefício, testando e refinando nossa fé. Quando tiverem cumprido seu propósito, serão lançados no lago do inferno para serem punidos e torturados para sempre.

Portanto, é apropriado que Paulo persista em lutar contra as obras de Satanás, e continuar tentando retornar aos tessalonicenses. É razoável supor que suas tentativas incluam meios naturais quando aplicável. (Isso inclui coisas simples como levantar-se e andar em direção à Tessalônica!) Além disso, é significativo que, embora ele esteja ciente de que é Satanás que o impede, e embora esteja ciente de sua autoridade sobre as forças demoníacas (não como um apóstolo, mas como um cristão), ele apela a Deus, o Pai para "abrir o caminho" para o seu regresso aos tessalonicenses. Ele faz petições a Deus sobre isso.

Isto é contrário à prática de alguns carismáticos, que afirmaram que se deve lidar com Satanás diretamente uma vez consciente de seu envolvimento em uma situação. O mais extremo deles sugere que Cristo não tem autoridade para policiar as atividades demoníacas na terra, já que ele a delegou aos cristãos. No entanto, uma autoridade que não é retida pelo Portador original, uma vez que é delegada não é autoridade delegada, mas autoridade abdicada.

Para que a autoridade delegada tenha algum significado, presume-se que qualquer que autorize outro a executar, ele poderia realizar-se. Aquele que exerce autoridade delegada representa aquele que lhe confere tal autoridade. Assim, se o cristão possui autoridade delegada de Cristo para a atividades demoníacas, isso significa necessariamente que o próprio Cristo reteve essa autoridade, e que ele poderia executar a própria tarefa em que ele enviou seu representante para executar.

A Escritura fala de dois tipos de situações nas quais é apropriado dirigir-se diretamente aos espíritos maus. Primeiro, alguém pode dirigir-se a Satanás diante das tentações ao pecado, como Jesus faz em Lucas 4. Isso também é aceitável mesmo quando Satanás está trabalhando através de uma pessoa humana na tentativa de nos dissuadir de realizar a vontade de Deus. Assim Jesus repreende Satanás em Mateus 16:23, embora Pedro seja usado para a tentação. Dito isto, dirigir diretamente a Satanás quando resistir à tentação é aceitável, mas não necessário, e provavelmente não deve ser feito na maioria das vezes. Segundo, pode-se dirigir-se a Satanás, ou a um espírito maligno, quando é evidente que ele tomou conta da mente e do corpo de uma pessoa humana, mesmo falando e agindo através dele. Quando isso acontece, a prática bíblica é para um cristão ordenar ao demônio para deixar em nome de Jesus Cristo.

Embora seja verdade que a influência de Satanás é penetrante nos não-cristãos, mesmo quando eles não estão gritando obscenidades, cortando-se, correndo nu e espumando na boca, enquanto essa influência demoníaca não é demonstrada abertamente, não há evidência bíblica por dirigir-se diretamente a Satanás e ordená-lo a partir. Em vez disso, meios regulares como pregação e aconselhamento são usados. Mesmo se uma pessoa está sob severa escravidão demoníaca, o Espírito de Deus pode libertá-lo através da consistente pregação da Palavra de Deus. Muitas vezes é desnecessário ter um discernimento especial sobre o tipo particular de atividade demoníaca envolvida e formular uma abordagem adaptada para neutralizá-la. E mesmo que se trate de um caso de demonização manifesta, em cujo caso é apropriado expulsá-la da pessoa.

Lucas 22: 31-32 fornece outro exemplo: "Simão, Simão, Satanás pediu para vos peneirar como trigo. Mas tenho orado por você, Simão, para que sua fé não falhe. "Ele está ciente de que Satanás orquestrará um ataque contra Pedro, mas ao invés de repreender Satanás, para que a fé de Pedro não seja testada ou que não falhe, está implícito que Jesus ora a Deus para preservar Pedro ou para repelir Satanás. E, claro, todo esse tempo Jesus possui a autoridade para policiar as atividades de Satanás, mas ainda assim é o que ele faz para ajudar Pedro através do assalto demoníaco. Na maioria das situações, portanto, não há razão para se dirigir diretamente a Satanás. Mesmo quando nos tornamos conscientes do envolvimento de Satanás, geralmente é o caso que ainda devemos falar a Deus sobre isso, ao invés de dirigir diretamente as forças demoníacas.
Via:http://www.vincentcheung.com/2009/02/10/satanic-opposition/
Tradução e Revisão:Edu Marques


Fonte: http://defesaapologetica.blogspot.com.br

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom