ORIGEM
"O Credo de Atanásio, subscrito pelos três
principais ramos da Igreja Cristã, é geralmente atribuído a Atanásio, Bispo de
Alexandria (século IV), mas estudiosos do assunto conferem a ele data posterior
(século V). Sua forma final teria sido alcançada apenas no século VIII. O texto
grego mais antigo deste credo provém de um sermão de Cesário, no início do
século VI.
O Credo de Atanásio, com quarenta artigos, é um
tanto longo para um credo, mas é considerado "um
majestoso e único monumento da fé imutável de toda a igreja quanto aos grandes
mistérios da divindade, da Trindade de pessoas em um só Deus e da dualidade de
naturezas de um único Cristo."2
TEXTO3
1.
Todo aquele que quiser ser salvo, é necessário
acima de tudo, que sustente a fé universal.
2.
A qual, a menos que cada um preserve perfeita e
inviolável, certamente perecerá para sempre.
3.
Mas a fé universal é esta, que adoremos um único
Deus em Trindade, e a Trindade em unidade.
4.
Não confundindo as pessoas, nem dividindo a
substância.
5.
Porque a pessoa do Pai é uma, a do Filho é outra, e
a do Espírito Santo outra.
6.
Mas no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma
mesma divindade, igual em glória e co-eterna majestade.
7.
O que o Pai é, o mesmo é o Filho, e o Espírito
Santo.
8.
O Pai é não criado, o Filho é não criado, o
Espírito Santo é não criado.
9.
O Pai é ilimitado, o Filho é ilimitado, o Espírito
Santo é ilimitado.
10.
O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo
é eterno.
11.
Contudo, não há três eternos, mas um eterno.
12.
Portanto não há três (seres) não criados, nem três
ilimitados, mas um não criado e um ilimitado.
13.
Do mesmo modo, o Pai é onipotente, o Filho é
onipotente, o Espírito Santo é onipotente.
14.
Contudo, não há três onipotentes, mas um só
onipotente.
15.
Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito
Santo é Deus.
16.
Contudo, não há três Deuses, mas um só Deus.
17.
Portanto o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, e o
Espírito Santo é Senhor.
18.
Contudo, não há três Senhores, mas um só Senhor.
19.
Porque, assim como compelidos pela verdade cristã a
confessar cada pessoa separadamente como Deus e Senhor; assim também somos
proibidos pela religião universal de dizer que há três Deuses ou Senhores.
20.
O Pai não foi feito de ninguém, nem criado, nem
gerado.
21.
O Filho procede do Pai somente, nem feito, nem
criado, mas gerado.
22.
O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, não
feito, nem criado, nem gerado, mas procedente.
23.
Portanto, há um só Pai, não três Pais, um Filho,
não três Filhos, um Espírito Santo, não três Espíritos Santos.
24.
E nessa Trindade nenhum é primeiro ou último,
nenhum é maior ou menor.
25.
Mas todas as três pessoas co-eternas são co-iguais
entre si; de modo que em tudo o que foi dito acima, tanto a unidade em
trindade, como a trindade em unidade deve ser cultuada.
26.
Logo, todo aquele que quiser ser salvo deve pensar
desse modo com relação à Trindade.
27.
Mas também é necessário para a salvação eterna, que
se creia fielmente na encarnação do nosso Senhor Jesus Cristo.
28.
É, portanto, fé verdadeira, que creiamos e
confessemos que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é tanto Deus como homem.
29.
Ele é Deus eternamente gerado da substância do Pai;
homem nascido no tempo da substância da sua mãe.
30.
Perfeito Deus, perfeito homem, subsistindo de uma
alma racional e carne humana.
31.
Igual ao Pai com relação à sua divindade, menor do
que o Pai com relação à sua humanidade.
32.
O qual, embora seja Deus e homem, não é dois, mas
um só Cristo.
33.
Mas um, não pela conversão da sua divindade em
carne, mas por sua divindade haver assumido sua humanidade.
34.
Um, não, de modo algum, pela confusão de
substância, mas pela unidade de pessoa.
35.
Pois assim como uma alma racional e carne
constituem um só homem, assim Deus e homem constituem um só Cristo.
36.
O qual sofreu por nossa salvação, desceu ao Hades,
ressuscitou dos mortos ao terceiro dia.
37.
Ascendeu ao céu, sentou à direita de Deus Pai
onipotente, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.
38.
Em cuja vinda, todos os homens ressuscitarão com
seus corpos, e prestarão conta de suas obras.
39.
E aqueles que houverem feito o bem irão para a vida
eterna; aqueles que houverem feito o mal, para o fogo eterno.
40.
Esta é a fé Universal, a qual a não ser que um
homem creia firmemente nela, não pode ser salvo.
1 Extraído
de Paulo Anglada, Sola Scriptura: A Doutrina Reformada das
Escrituras (São Paulo: Editora Os Puritanos,
1998), 180-82.
2 A.
A. Hodge, The Confession of Faith (Edinburgh &
Pennsylvania: The Banner of Truth Trust, 1992), 7.
3 Traduzido
a partir do inglês de A. A. Hodge, Outlines of Theology (Edinburgh,
& Pennsylvania: The Banner of Truth Trust, 1991), 117-118."
Fonte: http://www.luz.eti.br/do_credoatanasio.html
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