Por Nick Batzig
Quando Jesus explicou a natureza de sua morte expiatória na cruz para os
israelitas de seus dias, Ele apelou para o que é, indiscutivelmente, um dos
símbolos redentivos mais fascinantes da história da peregrinação de Israel pelo
deserto: a serpente de bronze no poste (Números 21.4-9; João 3.14).
A serpente de bronze é o tipo mais claro da obra salvífica de Jesus no
Calvário. De todos os tipos e sombras, não houve outro que tenha predito melhor
a grande obra do Salvador do que esse. Jesus podia ter apontado para a páscoa
ou para qualquer tipo de sacrifício que demonstrasse sua futura morte
expiatória. Mas ele escolheu apontar para esse tipo em sua discussão com
Nicodemos.
Aqui há 14
pontos retirados do livro “The Mystical Brazen Serpent with the Magnetical
Virtue Therefore, or Christ Exalted Upon the Cross”, escrito por John
Brinselym; do sermão “Moses and the Bronze Serpent”, feito por Tim Keller e do
livro “Brief Exposition of the Epistles to the Seven Churches in Asia”, de
Robert Murray M’Cheyne. Todos eles nos ensinam como Números
21.4-9 serve para nos aprofundarmos no entendimento do Evangelho:
1. A serpente de bronze foi o meio de salvação usado por Deus para os
Israelitas que foram mordidos pelas serpentes no deserto. Jesus crucificado é o
meio de salvação de Deus para todos aqueles que foram infectados mortalmente
pelo veneno do pecado no deserto desse mundo caído.
2. A serpente de bronze era a única forma de salvação para os
Israelitas. Jesus crucificado é o único meio de salvação para o judeu e para o
gentio (considere a leitura histórico-redentiva de João 3.16 à luz de João
3.15. No Antigo Testamento, os israelitas eram amados por Deus, por isso
receberam uma forma tipológica de cura; no Novo Testamento nos é dito que “Deus
ama o mundo”, o que inclui judeus e gentios, de tal forma que ele deu Seu Filho
para a redenção do Seu povo, que inclui pessoas de toda língua, tribo, nação e
linguagem).
3. A serpente de bronze era uma representação visual da ira de Deus
contra o povo murmurador. Cristo crucificado é uma representação visual da ira
de Deus contra toda a impiedade e injustiça humana.
4. A serpente de bronze representava a propiciação da ira de Deus. Quem
olhasse para a serpente saberia que a ira de Deus seria afastada. A cruz de
Cristo demonstra a ira de Deus, assim como a afasta. A misericórdia e a verdade
se encontram na cruz; justiça e paz se beijam na morte de Jesus.
5. A serpente de bronze era uma representação simbólica das serpentes
venenosas que morderam o povo e trouxeram consequências mortais por conta do
pecado. Cristo representa aqueles que foram arruinados pelo pecado, tomando
para si um corpo em semelhança da carne pecaminosa – embora sem pecado – para
que Ele pudesse, por meio de sua morte, salvar aqueles que foram envenenados
pelos seus próprios pecados até a morte. Ele se fez maldição para que nós recebêssemos
as bênçãos de Deus.
6. A serpente de bronze servia para lembrar os Israelitas da causa de
seus pecados. Ela tinha por finalidade levar à memória deles para o Jardim do
Éden, onde Satanás veio em forma de serpente para tentar seus primeiros pais. A
punição para o pecado, trazido ao mundo por meio da tentação daquela antiga
Serpente, foi colocada sobre Jesus na cruz. A penalidade do nosso pecado recaiu
sobre Ele. Ele se tornou pecado por nós, para que, Nele, nos tornássemos
justiça de Deus.
7. A respeito da serpente no deserto, a cura dependia da palavra de Deus
a respeito de seu meio de salvação. Com Cristo crucificado, a salvação é
dependente da palavra de Deus a respeito de seu meio de Salvação.
8. Assim como os israelitas envenenados foram chamados a crer no comando
de Deus – e a serpente de bronze foi o objeto desse comando -, nós vemos que
tanto o meio quanto o instrumento da salvação de Deus são tipificados. No
relato da interação de Jesus com Nicodemos, tanto o meio quanto o instrumento
de Deus para a salvação são apontados. O Salvador crucificado é o meio da
salvação de Deus. A fé (ou “olhar para Ele”) é o instrumento da salvação.
9. Os israelitas infectado foram chamados externamente a olharem para a
serpente de bronze para serem curados. Os pecadores são chamados externamente a
olharem para o Filho de Deus crucificado para serem salvos.
10. A serpente foi levantada na frente dos Israelitas, no meio do campo,
para que todos aqueles que fossem mordidos olhassem para ela e fossem curados.
Cristo foi levantado – primeiro na cruz, depois em sua ressurreição, então em
sua ascensão e, por fim, na pregação do Evangelho – para que os pecadores olhem
para Ele e sejam salvos.
11. A serpente de bronze era o central e totalmente suficiente meio de
cura dos Israelitas. A cruz é o central e totalmente suficiente meio da obra
salvífica de Cristo para curar todo aquele que nele crer.
12. Assim como Deus escolheu um homem, Moisés, para levantar a serpente
de bronze no poste para que as pessoas olhassem e fossem curadas, Deus escolheu
ministros para proclamarem Jesus por meio da pregação de Cristo crucificado,
para que todo homem possa contemplá-lo e ser salvo.
13. Assim como olhar para a serpente de bronze era um meio tolo de cura
para os israelitas envenenados, olhar para o Salvador crucificado (um homem
executado publicamente) é um meio tolo, aos olhos do mundo, para a salvação de
pecadores condenados à morte.
14. A serpente de bronze foi levantada em favor de muitos, para a
salvação da ira de Deus e das consequências mortais do pecado. Cristo foi
levantado em favor de muitos, para a salvação da humanidade da ira de Deus e
das consequências mortais do pecado. Somente aqueles que olham, em fé, para
Cristo, são redimidos da mordida mortal do pecado.
Fonte: http://reforma21.org/
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