O 4º M A N D A
M E N T O
É este o mandamento do sábado, portanto o “supermandamento” da Lei de Deus, como querem certos grupos
religiosos, ou mesmo certas religiões “sabatistas”?
Em que língua foi dada a Lei dos 10 Mandamentos de Êxodo 20:3 a 17?
Conforme
estudo desenvolvido, intitulado “A Lei”,
ficou biblicamente provado que a mesma foi dada no Sinai aos hebreus, o
povo de Israel, o povo de Deus. Como
ela foi endereçada e dada aos Hebreus,
e não aos gentios (nós), sem sombra
de dúvida foi escrita na língua hebraica.
Não tendo sido dada em português, espanhol, italiano ou francês, não foi
escrita na Lei a palavra “Sábado”, a
qual só tem como objetivo, identificar ou dar nome ao dia que fica entre a
sexta-feira e o domingo. Também não foi escrita em latim (saturne dies), nem em inglês (Saturday),
pois ambas significam: “Dia de Saturno”!
Segundo a enciclopédia Vikipédia, “a palavra sábado deriva do latim sabbatum,
que por sua vez deriva do hebraico sabá
e do holandês zaterdag,
significando: dia de Saturno”. “Povos
pagãos antigos reverenciavam seus deuses,
dedicando esse dia ao astro Saturno, o que
originou outras denominações (Zaterdag e Saturday)”.
Diante de
tal, podemos afirmar que quando falamos sábado,
estamos utilizando uma palavra de origem pagã, que nos leva a reverenciar o
astro Saturno, levando-nos a
transgredir o 2º Mandamento: “...nem
alguma semelhança do que há em cima no céu...Êxodo 20:4.
Atenhamo-nos, portanto ao hebraico, língua na qual foi dada a Lei, e façamos toda a apologia
ao nome escrito por Deus na Lei dos 10 Mandamentos: Shabat! Segundo a Vikipédia; “Apesar de ser quase universalmente
traduzida como “descanso” ou “um período de descanso”, a tradução
mais literal seria “cessão” de “cessar de trabalho”. Podendo a
tradução de “shabat” ser aceita como
“descanso”, vejamos como fica o
mandamento, com essa palavra, e como toma outro sentido; “Lembra-te do dia de “descanso” para o santificar.(8) Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra(9). Mas o sétimo dia é o “descanso” do Senhor teu Deus...(10).
“...portanto abençoou o Senhor o dia de “descanso”
e o santificou”(11). Tendo Em vista o aspecto “descanso”, e não o “nome próprio”
(sábado), dado a esse dia da semana, analisemos detalhes do 4º mandamento:
-->1) - Shabat – palavra hebraica que significa “descanso”;
-->2) - Santificar – Tornar santo. (conforme
dicionário);
-->3) - Seis dias trabalhados - Não semana
inglesa de 5 dias ou de 4,5 dias (IASD);
-->4) - Fazer toda a obra (do período de 6
dias), de maneira eficiente e cabal;
-->5) - (Após os 6
dias trabalhados); “ ...o sétimo dia
é o “descanso” do Senhor teu Deus
-->6) -
Restrições: “...não farás nenhuma
obra... (qualquer produção cf. dicionário);
-->7) - Quem? – “...nem tu, nem teus filhos, nem teus
servos, nem teu animal (De . carga), nem
teu estrangeiro (visitante);
-->8) - Porquê ? Resposta: A) – “...em seis dias
(Deus) fez... tudo...” . B) – No sétimo dia “cessou”, ou “descansou”, .....
OBS: Apesar de termos o exemplo divino na criação, não foi dada nenhuma
ordem específica de guarda do 7º dia, antes de Êxodo 16:22 a 30, por ocasião do
início da queda do maná, e também não temos relatos de que os patriarcas o
tivessem guardado!
Analisemos
aspectos intrínsecos do 4º mandamento: . A) – Trabalhar seis dias - Manutenção pessoal; . B) - Fazer toda a obra - Ser eficiente, cabal e
poder dizer como o Criador: “e . eis
que (tudo)era muito bom”.
Gênesis 1:31. . C) - Descansar (só) depois de seis dias trabalhados – Refazer
energias; . D) - Quem? A família, os
servos, os animais, os visitantes (estrangeiros); . E) - Exemplo divino: Deus trabalhou seis dias; .
Deus acabou Seu trabalho – Gênesis 2:2 . Deus descansou, e santificou (o 7º
dia). Gên. 2:2 e 3.
Que devemos fazer no dia de “descanso: Dormir comer; ir à Igreja e participar dos rituais,
passear?
Qual é a verdadeira religião?
Tiago 1:27 esclarece: "A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os
órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”. Isaías
58:6, 7 e 10 dizem: “Sabes qual é o
jejum (Substituamos a palavra jejum por Religião)
que eu aprecio, diz o Senhor
Deus? “É romper as cadeias injustas,
desatar as cordas do jugo, mandar embora livres os oprimidos, e quebrar toda a
espécie de jugo. É repartir seu alimento com o faminto, dar abrigo aos
infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu
semelhante. ......Se dás o teu pão ao faminto, se alimentas os pobres, tua luz
levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno...”. Bíblia
Católica, traduzida dos originais; hebraico, aramaico e grego, edição 1971. Então, não é para dormir, comer, ir à
igreja e participar dos rituais de adoração, e depois do almoço, passear etc.?
Isto não é guardar o dia do Senhor?
Se a religião verdadeira (pura e imaculada) é: atender aos necessitados, suprindo-os
daquilo que lhes falta - seja atenção aos órfãos e viúvas, seja repartindo
nosso alimento com os famintos, seja dando abrigo aos “sem teto”, seja vestindo
os maltrapilhos; Porque todos ou quase todos os evangélicos, optam pela
primeira opção; (manter frequência às igrejas, tanto os guardadores do sábado quanto os do domingo)? Será por comodismo, por
conveniência, ou por não
interpretarem corretamente o 4º mandamento? Porque as religiões guardadoras
do sábado discriminam ou excluem de
seu quadro de membros, ou nem aceitam para ser membros, aqueles que por
necessidade de manter-se e também a sua família, por falta de opção de emprego,
são obrigados pelas circunstâncias a trabalhar nas “horas sagradas do sábado”? PORQUE ESSAS RELIGIÕES SÃO TÃO CRUEIS?
Porque preferem ver seus membros passando necessidades, vivendo de “bicos” ou
da caridade, a vê-los bem empregados? “Nessa situação, além de não terem as garantias trabalhistas do Governo (INSS). Muitos,
por isso ficam sem Aposentadoria e os demais benefícios!” “Esta parte foi
colaboração do irmão Alberto Azevedo, de Brasília”.
Notemos que a Lei foi dada aos Hebreus, uma nação
emergente, na qual o dia de DESCANSO
foi determinado por Lei federal, imposta por Deus para aquele povo! (Confira no
estudo elaborado por nós, intitulado A
LEI). Quem desejar pode nos pedir, pois teremos prazer de enviar. PERGUNTAMOS: Noé, Abraão, Isaque, Jacó,
guardavam o SHABAT? José, como escravo, no Egito, guardava o SHABAT?
Daniel e os três hebreus, como estudantes escravos em Babilônia guardavam o SHABAT? Porque eles foram provados na
questão IDOLATRIA, e não na questão
de um dia de guarda? Onde estão os sermões ou admoestações de Jesus, sobre a
guarda do shabat? Onde estão as
admoestações de Paulo aos gentios, sobre a guarda do shabat? Porque , quando
a cúpula da igreja se reuniu em Jerusalém, para estudar a questão da
circuncisão para os gentios, não deram instruções sobre a guarda do shabat, conforme notamos em Atos 15:20, 29 e
21:25? Quem quiser contestar, apresente passagens bíblicas comprobatórias, pois
argumentos filosóficos em cima de passagens que não declaram especificamente
serão descartadas, assim como fontes NÃO BÍBLICAS.
Os críticos a esta visão, alegam que somos contra o
descanso sabático! Não somos contra; apenas não podemos
concordar com o sentido de guarda
obrigatória, de um dia, sem a necessidade do cumprimento do restante do que
o4° mandamento determina para os seis dias anteriores! Isso sem falar de que
não estamos no Estado hebreu onde existe um dia no qual é proibido qualquer trabalho servil! Ex. Lev.23:7 e 21.
Alegam os críticos, que segundo nossa visão só o 4º
mandamento foi abolido; porque matar, adulterar, furtar, se mantém em vigor! Não
é bem assim, porque outros conceitos da Lei existem já nos códigos civis e
criminais dos países e se universalizaram, portanto, qualquer cidadão, não
apenas pode como deve obedecê-los, o que já não ocorre
com os dias de descanso, que em Israel é o SHABAT,
noutros países islâmicos é a SEXTA-FEIRA,
nos países cristãos, católicos e evangélicos, é o DOMINGO. Isso sem falar na semana
inglesa.
O mandamento me manda: 1) - Lembrar & santificar! O mandamento me manda: 2) –Trabalhar seis dias... . 3) – Descansar & santificar no dia
seguinte aos seis !
PERGUNTAMOS: Se eu não trabalhar os seis dias anteriores, e guardar corretamente
o sétimo, o SHABAT, estarei cumprindo o mandamento? CONSULTE SUA CONSCIÊNCIA !
C O N C L U S Ã O:
Devemos obedecer ao mandamento no que diz respeito ao shabat (Descanso), mas também temos a ordem: “Seis dias trabalharás...”. Tanto um como o outro são extensivos aos empregados, visitantes (estrangeiros), e até os animais (De carga, é lógico).
Devemos obedecer ao mandamento no que diz respeito ao shabat (Descanso), mas também temos a ordem: “Seis dias trabalharás...”. Tanto um como o outro são extensivos aos empregados, visitantes (estrangeiros), e até os animais (De carga, é lógico).
Por Eclayr Gonzalez
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