- O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

terça-feira, 10 de julho de 2012

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E SEUS APOLOGISTAS DA MENTIRA.

Desde que tornei-me um filho de Deus, pela fé em Cristo Jesus (Gálatas 3:26), tenho lutado contra os falsos argumentos sectários. De todos os argumentos contrários à ortodoxia cristã, os que mais me enojam são aqueles advindos de quem não conhece bem as crenças de quem discorda. E por que me sinto assim? Porque quando Deus me libertou do corpo governante dos testemunhas-de-jeová, dia após dia descobria que muito do que eu discordava nas igrejas combatidas pelos TJs não era de fato o que tais igrejas criam.

http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2011/09/duas-regras-uma-falsa-e-uma-verdadeira.ht 


Um dos sites de apologistas TJs chamado O Apologista da Verdade, ao tentar refutar o argumento trinitário de que muitas vezes os mesmos títulos são atribuídos às Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo como evidência de que as Três Pessoas são o próprio Jeová, como Deus, tal apologista soltou a  seguinte aberração:
Raciocínios à Base das Escrituras, página 398. 


Não preciso nem mostrar o restante da argumentação do tal apologista. Com certeza essa regra imbecil que a meia ideia dele achou que nós defendemos não tem o menor cabimento. Os cristãos jamais ensinaram que os mesmos títulos para pessoas diferentes provam que são a mesma pessoa. O que ensinamos é que os mesmos títulos aplicados a Deus - ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, são provas de que essas Três Pessoas são divinas e coiguais.


Não sei se é malandragem ou uma triste ignorância de quem precisa inventar o que nós cremos para poder nos refutar. O simples fato de que esses TJs anônimos não sabem em que nós cremos já põe em cheque suas refutações. De fato, quase 100 por cento dos argumentos oficiais contra a Trindade, dos TJs, em sua literatura provam o que já cremos: Que o Pai não é o Filho, O Filho não é o Espírito Santo, e o Espírito Santo não é o Pai.

O que me deixa perplexo é ver o livro TJ Raciocínios à Base das Escrituras, que é o Manual oficial TJ para responder aos que discordam delas, definir corretamente em que nós cremos (Deus subsiste em Três Pessoas distintas) e tentar provar depois que o Pai, o Filho e o Espírito Santo não são a mesma pessoa. Veja como isso é verdade:

Óbvio que o Pai e o Filho não são a mesma pessoa. Mas por que refutam a Trindade dessa forma? Porque não sabem em que cremos, ou na pior das hipóteses, porque praticam desonestidade intelectual. Observem como fazem isso em outras publicações:

"O enviado é o inferior, o servo. Quem envia é Deus. O enviado é Jesus. Não são a mesma pessoa. Como Jesus disse: “O escravo não é maior do que o seu amo, nem é o enviado maior do que aquele que o enviou.” — João 13:16." - A Sentinela de 1 de junho de 1988, página 12, parágrafo 11.

“No versículo 25 [de João Capítulo 10], Jesus disse que fazia obras em nome de seu Pai. Do versículo 27 ao 29, falou sobre ovelhas simbólicas que seu Pai deu a ele. Essas duas declarações de Jesus fariam pouco sentido para seus ouvintes se ele e seu Pai fossem a mesma pessoa. – A Sentinela de 1 de Setembro de 2009, página 28, bold em grifo acrescentado.”

“A aplicação feita por Pedro não torna o Soberano Senhor Jeová e Jesus Cristo a mesma pessoa. — Veja 1 Pedro 2:3, nota ao pé da página.” – A Sentinela de 1 de junho de 1994, página 30.

“Críamos que depois que um homem morre, ele continua vivo; críamos que Jesus Cristo jamais morreu; que Ele não poderia morrer; que nenhum Resgate jamais foi pago ou jamais será pago; que Jeová Deus e Cristo Jesus, Seu Filho, são uma e a mesma pessoa; que Cristo era Seu próprio Pai; que Jesus era Seu próprio Filho. [...] Louvo a Deus pelo dia que trouxe a Verdade Atual à minha porta.” – Testemunhas de Jeová – Proclamadores do Reino de Deus, página 634.

"Além do mais, se Jeová e Jesus fossem a mesma pessoa, como podia um deles saber de coisas que o outro não sabia? Por exemplo, com respeito ao tempo em que o mundo seria julgado, Jesus disse: “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai.” — Marcos 13:32." - Despertai! de 22 de abril de 2005, página 7.

Com certeza, em todas as nossas declarações doutrinárias oficiais das denominações verdadeiramente Cristãs, a menos que seja um erro acidental de definição (e isso já acorreu mas foi posteriormente corrigido), cremos que Deus subsiste e coexiste em TRÊS PESSOAS DISTINTAS.

Contudo, o restante do argumento do Apologista da Verdade usa exemplos de pessoas distintas com o mesmo título para provar que elas são pessoas distintas. O problema da argumentação TJ é que ela usa títulos que podem ser usados por mais de uma pessoa humana para provar que os títulos compartilhados pelo Pai e Filho e Espírito Santo não são o mesmo ser Divino. Isso é uma falácia de argumento. Se apenas Deus é Deus, porque Jesus é chamado de Deus? (João 20:28) A reposta TJ é que até Satanás é chamado de "deus" (2 Coríntios 4:4) e isso não prova que Satanás e Jesus são a mesma pessoa. Essa resposta é medíocre! Jesus, a verdade, é "ho kyrios mou kai ho theos mou" (O Senhor de mim e o Deus de mim, João 20:28), enquanto que Satanás, o Paida mentira, é o deus deste mundo. Nada a ver. Jesus é o Deus verdadeiro e Satanás é o deus falso.

Assim, para os apologistas TJs de plantão, dedico o seguinte estudo. Se depois de 28 títulos atribuídos tanto ao Pai quanto ao Filho, e alguns até ao Espírito Santo (que não pus aqui), eles não crerem que tais títulos indicam que as TRÊS PESSOAS DISTINTAS SÃO O MESMO DEUS, E NÃO UMA SÓ PESSOA, então só me resta considerá-los como Testemunhas de um Falso Jeová.

01. EU SOU

DEUS PAI - "Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros." - Êxodo 3:14.

DEUS FILHO - "Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU." - João 8:58.

02. O PRIMEIRO E O ÚLTIMO

DEUS PAI - "Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, sou o primeiro e também o último." - Isaías 48:12.

DEUS FILHO - "Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno." - Apocalipse 1:17, 18.

03. O ALFA E O ÔMEGA

DEUS PAI - "Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso." - Apocalipse 1:8.

DEUS FILHO - "E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira. Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã." - Apocalipse 22:12-16.

04. SENHOR

DEUS PAI - "Então, disse Moisés ao SENHOR: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua. - Êxodo 4:10.

DEUS FILHO - "Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos." - Atos 10:36.

05. SALAVDOR

DEUS PAI - "Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador." - Isa 43:11.

DEUS FILHO - "Em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por mandato de Deus, nosso Salvador, a Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum, graça e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador." - Tito 1:3, 4.

06. DEUS

DEUS PAI - "No princípio, criou Deus os céus e a terra." - Gênesis 1:1.

DEUS FILHO - "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." - João 1:1.

07. DEUS e SENHOR

DEUS PAI - "Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza." - Daniel 9:3.

DEUS FILHO - "Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram." - João 20:26-29.

08. REI

DEUS PAI - "Eu sou o SENHOR, o vosso Santo, o Criador de Israel, o vosso Rei." - Isa 43:15.

DEUS FILHO - "Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!" - João 1:49.

09. REI DOS REIS, SENHOR DOS SENHORES

DEUS PAI - "Que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo; 15 a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; 16 o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!" - 1 Timóteo 6:14-16.

DEUS FILHO - Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele. - Apocalipse 17:14.

10. JUIZ

DEUS PAI - "E a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados." - Hebreus 12:13.

DEUS FILHO - "Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino." - 2 Timóteo 4:1.

11. LUZ

DEUS PAI - "O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?" - Salmo 27:1.

DEUS FILHO - "De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida." - João 8:12.

12. ROCHA

DEUS PAI - "Ele me invocará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus e a rocha da minha salvação." - Salmo 89:26.

DEUS FILHO - "Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos." - 1 Pedro 2:6-8.

13. REDENTOR

DEUS PAI - "Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar." - Isa 48:17.

DEUS FILHO - "No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência." - Efésios 1:7, 8.

14. NOSSA JUSTIÇA

DEUS PAI - "De mim se dirá: Tão-somente no SENHOR há justiça e força; até ele virão e serão envergonhados todos os que se irritarem contra ele. 25 Mas no SENHOR será justificada toda a descendência de Israel e nele se gloriará." - Isaías 45:24.

DEUS FILHO (PROFECIA) - "Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR, Justiça Nossa." -
Jeremias 23:6.

DEUS FILHO - "Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção." - Romanos 3:21, 22.

15. MARIDO (ESPOSO)

DEUS PAI - "Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra." - Isaías 54:5.

DEUS FILHO - "Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo." - 2 Coríntios 11:2.

16. PASTOR

DEUS PAI - "O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará." - Salmo 23:1.

DEUS FILHO - "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor." - João 10:11, 16.

17. CRIADOR

DEUS PAI - "E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera." - Gênesis 2:3.

DEUS FILHO (se criou, é Criador) - "Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia." - Colossenses 1:15-18.

18. DADOR DA VIDA

DEUS PAI - "Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz." - Salmo 36:9.

DEUS FILHO - "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá." - João 11:25.

19. PERDOADOR DE PECADOS

DEUS PAI - "E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração!" - Êxodo 34:6, 7.

DEUS FILHO - "Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados - disse ao paralítico: Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa." - Marcos 2:10, 11.

20. AQUELE QUE CURA

DEUS PAI - "Cura-me, SENHOR, e serei curado, salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor." - Jeremias 17:14.

DEUS FILHO - "Disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma o teu leito. Ele, imediatamente, se levantou." - Atos 9:34.

21. ONIPRESENTE (Atributo Divino
 Incomunicável, ou seja, somente Deus possui)

DEUS PAI - "Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa." - Salmo 139:7-12.

DEUS FILHO - "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles." - Mateus 18:20.

22. ONISCIENTE (Atributo Divino Incomunicável, ou seja, somente Deus possui)

DEUS PAI - "Ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, perdoa, age e dá a cada um segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens." - 1 Reis 8:39.

DEUS FILHO - "Agora, vemos que sabes todas as coisas e não precisas de que alguém te pergunte; por isso, cremos que, de fato, vieste de Deus." - João 16:30.

23. ONIPOTENTE (Atributo Divino Incomunicável, ou seja, somente Deus possui)

DEUS PAI - "Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar; é ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade os juízes da terra. Mal foram plantados e semeados, mal se arraigou na terra o seu tronco, já se secam, quando um sopro passa por eles, e uma tempestade os leva como palha. A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? - diz o Santo." - Isaías 40:22-25.

DEUS FILHO - "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra." - Mateus 28:18.

24. ETERNO (Atributo Divino Incomunicável, ou seja, somente Deus possui)

DEUS PAI - "Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus." - Salmo 90:2.

DEUS FILHO - ‘Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." - Isaías 9:6.

25. IMUTÁVEL (Atributo Divino Incomunicável, ou seja, somente Deus possui)

DEUS PAI - "Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos." - Malaquias 3:6.

DEUS FILHO - "Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre." - Hebreus 13:8.

26. DIGNO DE ADORAÇÃO

DEUS PAI - "Dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." - Apocalipse 14:7.

DEUS FILHO - "E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem." - Hebreus 1:6.

27. A QUEM TODO O JOELHO SE DOBRARÁ

DEUS PAI - "Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua." - Isaías 45:23.

DEUS FILHO - "Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra." - Filipenses 2:10.

28. SANTO

DEUS PAI - Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador. - Isaías 43:3.

DEUS FILHO - "E nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus." - João 6:69.

Portanto, não faltam evidências para crermos que Jesus é Deus. Usar esse estudo com um testemunha-de-jeová não será garantia de que ela se converterá. Eles poderão lhe dizer que homens foram chamados de "deuses" (Salmo 82:6), que até mesmo você pode ser chamado de Senhor, mas de forma alguma você é Deus. No entanto, comparar os títulos humanos com as qualidades e atributos de Jesus é um erro fatal. Raciocine isso com ela. Mostre a ela que há expressões dadas a Jesus que nenhum humano jamais poderia ter recebido, como Pai da Eternidade. Por que Jesus é Pai da eternidade? Porque só ele é o princípio e o fim, o primeiro e o último. Ele sempre existiu.

Por- Fernando Galli  IACS


Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom