Respostas aos judaizantes - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

domingo, 22 de julho de 2012

Respostas aos judaizantes

Há alguns dias recebi um triste email que, supostamente, veio de um pastor que prefiro não citar o nome aqui. Este pastor está a frente de uma Igreja Batista no Estado do Rio de Janeiro (ele me deu o nome da referida Igreja, mas não posso afirmar que foi realmente o tal pastor que me escreveu) e me fez a seguinte acusação:

1. O Email que eu recebi:

Meu amado irmão você escreve bem, apesar de perceber que lhe faltam fontes seguras para as afirmações o o senhor faz em seu artigo. não quero entrar em méritos teológicos, pois faço parte de uma visão que O Eterno não lhe revelou, uma visão onde judeus e gentios são um povo só – Israel. onde nem a Torá, nem os profetas os escritos ou o novo testamento são abandonados. onde Yeshua ou como queira Jesus traz para si a plenitude dos ensinos contidos nestes livros sagrados.

não rejeito o Sábado, não como comida trefá, medito na Lei tanto quando nas cartas Paulinas

quero lhe pedir um favor, ore antes de me dar ouvidos ou não: retire esta matéria sobre judaizantes de seu blog. fará bem para o Evangelho.

Estou orando por você

Shalom u’vrachá

Baruch habá B’Shem Ad’nay Yeshua HuAdon Melech Ha Moshiach.

2. As explicações dos termos:

Explicações de termos judaicos utilizados pelo referido pastor (para a tristeza deste pastor, eu sou descendente de Judeus e conheço termos hebraicos):

YESHUA – na verdade a escrita correta é YEHOSHUA. Que é a palavra hebraica que no Antigo Testamento foi traduzida para o latim como o nome Josué e no Novo Testamento esta mesmíssima palavra foi traduzida ao latim como o nome Jesus. Esta palavra deriva de uma raiz hebraica formada por quatro letras – ישוע (Yod, Shin, Vav e Ayin) – sendo muito parecido com a palavra hebraica para “salvação” – ישועה, yeshuah – Yehoshua significa “o Eterno (YHWH) salva

TREFÁ – na verdade a escrita correta é TREIFÁ. A palavra treifá é utilizada para descrever toda comida não kosher. Esta palavra significa rasgado e seu uso vem do livro do Êxodo 22:30 onde existe a afirmação de que não se deve comer carne que tenha sido “rasgada” por outro animal, ou seja não se deve comer um animal morto por outro. Posteriormente essa palavra foi extrapolada para definir aquilo que não se deve comer. Kosher por sua vez é a comida abençoada pelos rabinos. Desta forma um judeu que realmente segue as normas do judaísmo moderno não come absolutamente nada que não seja Kosher e se realizar compras em mercado não Kosher eles levam os produtos para que o rabino abençoe estes alimentos. Obviamente que os produtos Kosher são muito mais caros do que os mesmíssimos produtos nos mercados comuns e se você levar um produto não Kosher é cobrado uma taxa para o rabino abençoa-los.

SHALOM U’VRACHÁ – em hebraico significa PAZ E BENÇÃO
BARUCH HABÁ B’SHEM AD’NAY YESHUA HUADON MELECH HA MOSHIACH – na verdade a escrita correta é Baruch habá B’Shem Adonai Yeshuah Hu Adon Melech Hamoshiach. Esta frase em hebraico significa Bendito é aquele que vem em nome do Senhor, nós vos bendizemos desde a casa do SENHOR e é retirado do texto do Salmo 118:26.

Estas explicações são necessárias pois o amado leitor provavelmente não conhece os termos hebraicos utilizados por este pastor e pode ficar perdido em minhas respostas. Aliás, é importante salientar aqui que não há nenhum motivo bíblico para utilizarmos termos em hebraico ou em qualquer outra língua quando estamos falando com Deus ou sobre Deus. Ao fazer isto ou estamos querendo demonstrar que temos maior conhecimento do que os demais e por isto devemos ser respeitados, ou porque achamos, como os muçulmanos, que Deus teria uma língua em especial para fazer a sua revelação e que nenhuma outra língua poderia ser tão digna quanto a língua que Deus teria como especial.

A verdade é que, no popular, isto acaba afastando as pessoas de Jesus, criando mitos e pessoas intermediárias que controlam o acesso que Deus quer ter conosco diretamente. (ou será que Deus não sabe falar português?)
Vale ainda salientar um importante ponto que este amado pastor ou se equivocou ou demonstrou total desconhecimento bíblico. Ocorre que segundo o que lemos na carta aos Hebreus:

Hebreus 1:1-3 HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, |  A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. |  O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

Isto significa que a revelação total já nos foi dada. Tudo que Deus queria que soubéssemos foi revelado na pessoa de Jesus Cristo. Não há nada de novo a ser acrescentado. Não há revelações especiais sobre Deus que não estejam contidas exclusivamente na Bíblia e não há nenhuma revelação contida na Bíblia que todo e qualquer ser humano não possa encontrar através da simples leitura do texto bíblico.


A Bíblia é a palavra de Deus em linguagem humana. (Sal. 119:89; Heb. 1:1; Is. 40:8; Mat. 24:35; Luc. 24:44,45; João. 10:35; Rom. 3:2; I Ped. 1:25; II Ped. 1:21) É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens.(Is. 40:8; Mat. 22:29; Heb. 1:1,2; Mat. 24:35; Luc 24:44,45; 16:29; Rom. 16:25,26; I Ped. 1:25.) Sendo Deus seu verdadeiro autor, foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo. ( Êx. 24:4; II Sam. 23: 2; At. 3:21; II Ped. 1:21.) Tem por finalidade revelar os propósitos de Deus, levar os pecadores à salvação, edificar os crentes, e promover a glória de Deus. ( Luc.16:29; Rom. 1:16; II Tim. 3:16,17; I Ped. 2:2; Heb. 4:12; Ef. 6:17; Rom. 15:4) Seu conteúdo é a verdade, sem mescla de erro, e por isso é um perfeito tesouro de instrução divina. ( Sal. 19:7-9; 119:105; Prov. 30:5; João 10: 35; 17:17; Rom. 3:4; 15:4; Tim. 3:15-17) Revela o destino final do mundo e os critérios pelo qual Deus julgará todos os homens.( João 12:47, 48; Rom. 2:12, 13) A Bíblia é a autoridade única em matéria de religião, fiel padrão pelo qual devem ser aferidas as doutrinas e a conduta dos homens. ( II Crôn. 24:19; Sal. 19:7-9; Isa. 34:16; Mat 5:17,18; Isa. 8:20; At. 17:11; Gál. 6:16; Fil. 3: 16; IITim. 1:13.) Ela deve ser interpretada sempre à luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo.( Luc. 24:44,45; Mat. 5:22,28,32,34,39; 17:5; 11:29,30, João. 5:39,40; Heb. 1:1,2; João1:1,2,14).


3. O meu email de resposta:

A este pastor eu respondi o seguinte:

Prezado Pastor,

recebi seu email e orei muito antes de te escrever. Também resolvi pesquisar sobre sua Igreja e pude notar que em vosso site existem inúmeros textos e artigos, fotos e ilustrações judaizantes mas, infelizmente, nenhuma referência a serem Batistas. Não há em vosso site um único sinal de que façam parte de alguma Convenção Batista, nem mesmo citam a história da própria Igreja de vocês.

Parece-me que estão mais interessados em divulgar os pensamentos judaizantes do que divulgar o nome de JESUS! Aliás… até mesmo isto vocês trocaram por “O ETERNO”.
Amado pastor. A discussão sobre ser judaizante não vem de hoje. O senhor deve ter aprendido em seu tempo de EBD e também durante o seminário que cursou que esta discussão já data da época em que o livro de Atos foi escrito, onde Pedro queria que todo cristão fosse também judaizante e Paulo provava que nós não estamos mais sob o domínio da Lei, mas sim sob a Graça e que, portanto, não deveríamos mais viver como os judeus que faziam seus RITUAIS e tinham seus SÍMBOLOS e IMAGENS sagrados. Devido a isto foi realizado uma votação e a decisão pendeu para o lado de PAULO e portanto as práticas judaicas foram abandonadas pelos primeiros cristãos.
Amado, o senhor deve saber que o Menorah não é símbolo Bíblico, deve ter noção de que ele representa a purificação do Templo de Jerusalém feita por Judas Macabeu no período interbíblico. Também deve ter noção de que a Arca da Aliança, hoje em dia, somos nós mesmos! Já que o Corpo é o Templo do Espírito Santo que habita em nós. Deve saber que após o dia de Pentecostes o Espírito Santo foi derramado sobre todos os cristãos e assim não existe mais a figura “do ungido do Senhor”, sendo atualmente todos os cristãos igualmente ungidos pelo Senhor. Finalmente, deve ter noção de que a Estrela de Davi, a Bandeira de Israel e tudo mais deste novo judaísmo é muito posterior aos tempos bíblicos, datando da metade do século XX.

Portanto, é absurdo achar que colocando uma bandeira do moderno estado de Israel em nossas Igrejas estaremos louvando a Deus. Na verdade isto poderia, ao contrário, ser considerado uma blasfêmia pois estaríamos louvando o povo que REJEITOU a JESUS!

Irmão… Lembre-se das palavras Bíblicas:

II Tessalonicenses 2:3 Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,


I Timóteo 4:1 MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;


O que temos visto nas Igrejas Evangélicas é exatamente isto! Apostasia! E, devido a isto, é que não podemos nos calar! Este blog que mantenho é um blog Apologético Cristão. Defendemos a sã doutrina Cristã contra todos os ataques que são feitos diariamente contra ela, tanto vindos de fora (espiritismo, misticismo, islamismo…) quanto vindos de dentro (apostasias, heresias, catolicismo…)
Minha fonte principal é a Bíblia Sagrada. É dela que eu tiro todo meu conhecimento básico! No entanto, também tenho outras fontes bastante seguras que são meus livros que tenho usado no Seminário Teológico BATISTA que estou cursando.

Sou filho de diácono Batista, neto de diácono e Pregador Leigo Batista, bisneto de Pastor Batista. Tenho mais de 30 Pastores Batistas dentre meus tios e primos (dentre os que estão vivos), tenho mais de 50 Diáconos Batistas dentre meus tios e primos (também só contando os vivos). Aproximadamente 95% de todos os meus parentes em até 4º grau são Cristãos-BATISTAS, sou nascido e criado dentro de uma Igreja Batista. Portanto, tenho muito conhecimento sobre os Batistas Brasileiros, já que a história dos Batistas Brasileiros se entrelaça com a História de minha família.


No entanto o amado pastor deve ter tido o cuidado de verificar que não escrevo apenas sobre os problemas do desvio apóstata que é o movimento judaizante… O amado pastor deve ter verificado que também escrevo sobre o problema do crescimento do islamismo ( clique aqui para ler ), apresento vários artigos sobre Misticismo ( clique aqui para ler ), sobre o Catolicismo ( clique aqui para ler ), bem como artigos sobre projetos missionários ( clique aqui para ler ), testemunhos de conversões (clique aqui para ler ), sermões que Deus me deu ( clique aqui para ler ), música evangélica ( clique aqui para ler ), filmes evangélicos ( clique aqui para ler )… ou seja… não me concentro em apenas um ponto e o amado pastor preferiu se concentrar em apenas um ponto para julgar e condenar todo um trabalho que diariamente traz pessoas para Jesus.

Não falo isto com orgulho humano, mas falo isto para a glória de JESUS que está me usando para trazer almas perdidas e feridas por igrejas que estão em apostasia de volta ao primeiro amor. Pessoas estão realmente se encontrando com Jesus através deste blog. Sem as apostasias e heresias, conhecendo A VERDADE e sendo libertos pela VERDADE!

Portanto, amado pastor, a menos que alguém me prove, exclusivamente à luz da Bíblia Sagrada, que algum de meus artigos estão errados eu não irei retirá-los do ar. A menos que alguém me prove que estou contrariando as doutrinas Batistas definidas na Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira, eu não irei retirar nenhum dos artigos que estão no ar. (parafraseando Lutero)

Tenho feito tudo à Luz da Bíblia e exclusivamente sob orientação dada pelo Espírito Santo.

E para finalizar, saiba que eu sou descendente de Judeus. A família de minha mãe é de origem judaica e convertida ao Senhor Jesus Cristo há 4 gerações. Conheço muito bem o judaísmo.

Estou orando também pelo Senhor para que Deus lhe mostre o querer DELE.

Fique na PAZ DO SENHOR

Seminarista André Ricardo

Editor do blog Mantenedor da Fé

http://mantenedordafe.org/


2 comentários:

Unknown disse...

olán querido irmao! eu indico que o irmao escreva um livro sobre o assunto , eu vou copiar este texto e estuda-lo , resumi-lo e leva-lo para amigos meus que sao Espiritas , muitas vezes eu nao sei oque dizer m nas com este material ficara mais facil falar das verdades da Biblia .

Deus é tão bom , ele nos atrai ate Ele , e vejo em seu texto a maneira amorosa e bondosa com que Deus lhe atraiu.
Com amor fraternal em Cristo.

Sara lyma

Cristiano Borges disse...

Esse é sem sombra de dúvidas, o blog mais rico em material cristão!!! Deus abençoe seu autor!!!


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom